Vários usuários me perguntam sobre qual é o melhor navegador? Ou, ainda pior, muitos ainda usam o Internet Explorer (IE) por vir agregado ao sistema operacional Windows; No entanto, quando falo da questão de segurança e vulnerabilidades, há uma tendência de mudança.
Veja uma lista de navegadores no site Baixaki, clicando neste link.De acordo com a Net Applications, o IE continuava sendo o mais baixado e usado (em 2010), sendo seguido do Firefox e do Chrome, este que passou à frente do Safari e do Ópera (veja notícia do mesmo ano no Terra Tecnologia). Já em dezembro de 2011, conforme notícia do Terra Tecnologia, o Chrome era usado por 23,6% das pessoas contra 23,5% dos usuários do IE.
2010 - Os leitores do Blog do Emerson usavam na sua grande maioria o Internet Explorer, porém na verificação que fiz dos últimos 90 dias (jan, fev e mar) o Firefox saiu na frente com 41,1%, seguido do Internet Explorer (37,9%) e do Chrome (16,1%). A preocupação, no entanto, é quanto à atualização do browser, no que todos devem ficar atentos!!
2011 - durante esse ano, houve uma mudança no comportamento dos leitores do Blog do Emerson, sendo que apenas 29,83% dos usuários continuavam acessando com uso do IE. Os demais, ou usavam Firefox (34,31%), ou Chrome (30,31%) ou Safari (3.33%), sendo o restante dos demais navegadores, incluídos os de tablets e smartphones.Você pode acompanhar a evolução do uso de navegadores no mundo, no Brasil etc., visualizando o site StatCounter e, inclusive, verificar que em 2011 o uso do Chrome no Brasil ultrapassou 40% dos usuários:
As principais opções que temos são as seguintes: Internet Explorer, Ópera, Safari, Firefox e Chrome (clique nos nomes para baixar o browser).
Como não sou especialista, vou citar alguns “estudos” sobre o assunto, o que é melhor e que propicia a avaliação individual de cada usuário/leitor.
- O site Baixaki fez em fevereiro de 2010, neste link (http://www.baixaki.com.br/info/3591-fevereiro-de-2010-qual-o-melhor-navegador-.htm) uma avaliação completa a respeito do assunto. Nos testes referentes aos quesitos velocidade de abertura e carregamento o vencedor foi o Chrome; já nos testes de menor consumo de memória com várias abas abertas o vencedor foi o Firefox.
- O Terra Tecnologia, neste link (aqui), traz também várias considerações sobre qual o melhor navegador, não se limitando ao sistema operacional Windows e fazendo considerações para quem tem o Mac OS e Linux.
- O Terra Tecnologia noticiou, em 2011, neste link (aqui), sobre a versão mais nova do Firefox (9) ser 30% mais rápida. Vale a pena conferir.
Não foi feita nenhuma verificação quanto à segurança dos navegadores nos dois artigos citados, mas o interessante mesmo é usar a última versão do navegador que você escolheu para usar. Como já referi em outro post, o Secunia PSI ajuda a avisar quanto às vulnerabilidades existentes no seu computador e nos browsers.
Leia o post citado aqui: Secunia PSI: um programa para ajudar na segurança do seu pc
Além do Secunia, para verificar as vulnerabilidades ativas, este link - http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_web_browsers#Vulnerabilities traz informações importantes (sugestão do Sandro Süffert).
Melhor opção de navegador para o seu computador:
O interessante é que você pode testar qual é o melhor navegador para o seu computador, usando o site Peacekeeper - The Browser Benchmark. O Olhar Digital fez uma reportagem, abaixo, bastante explicativa.
Eu fiz o teste no meu PC e o Chrome teve uma pontuação de 2.219 pontos enquanto que o Firefox teve 1344 pontos e o Internet Explorer apenas 494. Veja as imagens dos resultados:
Assim, aliando os aspectos atuais de velocidade, uso da memória e segurança, a dica de uso de navegador da internet é o Chrome, com exceção à questão de privacidade x Google (ou seja, é mais uma forma de a Google saber tudo sobre você!!). Por isso eu uso, simultaneamente o Chrome, o Firefox e o Ópera. Aquele pela velocidade no carregamento das páginas; o segundo quando quero trabalhar com infinitas abas e o último nas investigações; o Chrome, pela forma de pesquisa no Google, que é direta na barra de endereços do navegador e pela sincronização entre máquinas; o Firefox, pela quantidade de extensões de segurança e que auxiliam na investigação policial; o Ópera, pela sincronização e segurança na investigação.
Não deixe de ler:- artigo do Sandro Süffert sobre o Chrome ser o único browser a sobreviver ao 0-day.- artigo no Blog da Trend Micro: Qual é o navegador mais seguro?
(Artigo publicado em 15/04/2010. Update do post em 08/01/2011)
Comentários
Valeu pelo comentário. Aprendi com vocês e apanhando nesses processos todos!!
Abração.
E para abrir FTP uso o I.E.
Grato pelos comentários e pelas constantes visitas ao blog.
Everton,
Também grato pelo comentário. Quanto ao uso do IE, não o "desrecomendo", porém é o mais vulnerável.
Eu gosto muito da arquitetura do chrome que separa cada aba em um processo separado, o firefox também é muito comprometido com a segurança dos usuários.
[]'s