Pular para o conteúdo principal

Qual o melhor navegador para seu computador?

Vários usuários me perguntam sobre qual é o melhor navegador? Ou, ainda pior, muitos ainda usam o Internet Explorer (IE) por vir agregado ao sistema operacional Windows; No entanto, quando falo da questão de segurança e vulnerabilidades, há uma tendência de mudança.
Veja uma lista de navegadores no site Baixaki, clicando neste link.
De acordo com a Net Applications, o IE continuava sendo o mais baixado e usado (em 2010), sendo seguido do Firefox e do Chrome, este que passou à frente do Safari e do Ópera (veja notícia do mesmo ano no Terra Tecnologia). Já em dezembro de 2011, conforme notícia do Terra Tecnologia, o Chrome era usado por 23,6% das pessoas contra 23,5% dos usuários do IE.
2010 - Os leitores do Blog do Emerson usavam na sua grande maioria o Internet Explorer, porém na verificação que fiz dos últimos 90 dias (jan, fev e mar) o Firefox saiu na frente com 41,1%, seguido do Internet Explorer (37,9%) e do Chrome (16,1%). A preocupação, no entanto, é quanto à atualização do browser, no que todos devem ficar atentos!!
2011 - durante esse ano, houve uma mudança no comportamento dos leitores do Blog do Emerson, sendo que apenas 29,83% dos usuários continuavam acessando com uso do IE. Os demais, ou usavam Firefox (34,31%), ou Chrome (30,31%) ou Safari (3.33%), sendo o restante dos demais navegadores, incluídos os de tablets e smartphones.
Você pode acompanhar a evolução do uso de navegadores no mundo, no Brasil etc., visualizando o site StatCounter e, inclusive, verificar que em 2011 o uso do Chrome no Brasil ultrapassou 40% dos usuários:

Source: StatCounter Global Stats - Browser Market Share

As principais opções que temos são as seguintes: Internet Explorer, Ópera, Safari, Firefox e Chrome (clique nos nomes para baixar o browser).

Como não sou especialista, vou citar alguns “estudos” sobre o assunto, o que é melhor e que propicia a avaliação individual de cada usuário/leitor.

  • O site Baixaki fez em fevereiro de 2010, neste link (http://www.baixaki.com.br/info/3591-fevereiro-de-2010-qual-o-melhor-navegador-.htm) uma avaliação completa a respeito do assunto. Nos testes referentes aos quesitos velocidade de abertura e carregamento o vencedor foi o Chrome; já nos testes de menor consumo de memória com várias abas abertas o vencedor foi o Firefox.
  • O Terra Tecnologia, neste link (aqui), traz também várias considerações sobre qual o melhor navegador, não se limitando ao sistema operacional Windows e fazendo considerações para quem tem o Mac OS e Linux.
  • O Terra Tecnologia noticiou, em 2011, neste link (aqui), sobre a versão mais nova do Firefox (9) ser 30% mais rápida. Vale a pena conferir.
Não foi feita nenhuma verificação quanto à segurança dos navegadores nos dois artigos citados, mas o interessante mesmo é usar a última versão do navegador que você escolheu para usar. Como já referi em outro post, o Secunia PSI ajuda a avisar quanto às vulnerabilidades existentes no seu computador e nos browsers.
Além do Secunia, para verificar as vulnerabilidades ativas, este link - http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_web_browsers#Vulnerabilities traz informações importantes (sugestão do Sandro Süffert).

Melhor opção de navegador para o seu computador:

O interessante é que você pode testar qual é o melhor navegador para o seu computador, usando o site Peacekeeper - The Browser Benchmark. O Olhar Digital fez uma reportagem, abaixo, bastante explicativa.

Eu fiz o teste no meu PC e o Chrome teve uma pontuação de 2.219 pontos enquanto que o Firefox teve 1344 pontos e o Internet Explorer apenas 494. Veja as imagens dos resultados:
Chrome - 2219 - EW
  Comparativo Browsers 
Assim, aliando os aspectos atuais de velocidade, uso da memória e segurança, a dica de uso de navegador da internet é o Chrome, com exceção à questão de privacidade x Google (ou seja, é mais uma forma de a Google saber tudo sobre você!!). Por isso eu uso, simultaneamente o Chrome, o Firefox e o Ópera. Aquele pela velocidade no carregamento das páginas; o segundo quando quero trabalhar com infinitas abas e o último nas investigações; o Chrome, pela forma de pesquisa no Google, que é direta na barra de endereços do navegador e pela sincronização entre máquinas; o Firefox, pela quantidade de extensões de segurança e que auxiliam na investigação policial; o Ópera, pela sincronização e segurança na investigação.
Não deixe de ler:
- artigo no Blog da Trend Micro: Qual é o navegador mais seguro?
Espero que este artigo tenha auxiliado. Até a próxima!!

(Artigo publicado em 15/04/2010. Update do post em 08/01/2011)

Comentários

Agulha3al disse…
Perfeito você usa a mesma combinação que utilizo aqui.
emersonwendt disse…
Agulha3al,

Valeu pelo comentário. Aprendi com vocês e apanhando nesses processos todos!!

Abração.
Andrea Gondim disse…
Uma informação sobremaneira importante no que diz respeito a utilização de navegadores. Face tal informativo, continuarei utilizando meus navegadores prediletos (conforme também a minha necessidade), Firefox (1º) e Chrome (2º). Bastante válido.
Anônimo disse…
Meu amigo Emerson! Ótimo post mesmo!
Everton Siqueira disse…
Eu uso apenas o Firefox....
E para abrir FTP uso o I.E.
emersonwendt disse…
Andrea e Daniel,

Grato pelos comentários e pelas constantes visitas ao blog.

Everton,

Também grato pelo comentário. Quanto ao uso do IE, não o "desrecomendo", porém é o mais vulnerável.
Unknown disse…
quanto ao quesito segurança, qualquer um menos o IE já é um bom começo.

Eu gosto muito da arquitetura do chrome que separa cada aba em um processo separado, o firefox também é muito comprometido com a segurança dos usuários.
VonNaturAustreVe disse…
Eu utilizo o Firefox e conjunto com Opera :)

[]'s
InfoClaps disse…
A velocidade de carregamento do navegador não é um problema com os navegadores como Firefox, Opera, Chrome e IE. A velocidade foi o destaque do Chrome há um ano , agora quase todos os browser correm rápido. Assim, a questão tem de ser mudada de o “melhor browser” para “o browser mais confortável”.
InfoClaps disse…
Os mais célebres navegadores de internet como Google Chrome e Firefox continua a FALHAR constantemente. É hora de eles se reformarem. Tentemos as opções dos navegadores alternativos .

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Controlar ou não os que os filhos vêem e fazem na web?

Essa pergunta sempre me é feita por alguma pessoa durante os cursos e palestras que ministro. E a resposta que dou é sim, temos de controlar, mesmo que moderadamente, o que os filhos estão fazendo virtualmente. Conforme divulgado pela INFO , já em 2004 a preocupação com o assunto era grande, pois “ crianças e adolescentes brasileiros entre 10 e 14 anos acessam a internet em casa e não são controlados ou censurados pelos pais ”. Na pesquisa, realizada pela Módulo Education Center em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, chegou-se ao dado preocupante de que 50% dos pais não sabiam o que os filhos faziam na internet. Se a preocupação já era grande 5/6 anos atrás, quando não havia a frede das redes de relacionamento social como Orkut, Sonico, Facebook etc. e dos blogs ou microblogs, imaginem agora com tudo isso. E mais: as crianças, com 3, 4, 5, 6, …, 9 anos já estão usando, compulsivamente, a web e os sites de relacionamento. Mas nada está perdido! Felizmente j...

Crimes virtuais: como proceder??

Nos finais de ano ou próximo às festividades mais importantes, há sempre um número recorde de textos e postagens, em sites e blogs de segurança na web, orientando os usuários da internet em como fazer compras de maneira segura e com o mínimo de riscos, o que é muito positivo. Porém, não tem como não fazer algumas considerações a respeito daqueles que, a despeito de todas as orientações, por algum motivo ou outro, acabam sendo vítimas de crimes virtuais , principalmente as fraudes eletrônicas, seja com a subtração de valores de contas bancárias, seja com utilização de cartões de crédito e/ou débito. Percebe-se que o usuário-vítima, em primeiro momento, procura recompor sua perda financeira diretamente na instituição bancária, o que é de todo compreensível. Quem fica satisfeito em sofrer prejuízo econômico e não vai atrás daquilo que lhe tiraram? No entanto, a sugestão importante , até para que a polícia possa ter o conhecimento real sobre esse tipo de crime, é de que a pess...