Pular para o conteúdo principal

Qual o melhor navegador para seu computador?

Vários usuários me perguntam sobre qual é o melhor navegador? Ou, ainda pior, muitos ainda usam o Internet Explorer (IE) por vir agregado ao sistema operacional Windows; No entanto, quando falo da questão de segurança e vulnerabilidades, há uma tendência de mudança.
Veja uma lista de navegadores no site Baixaki, clicando neste link.
De acordo com a Net Applications, o IE continuava sendo o mais baixado e usado (em 2010), sendo seguido do Firefox e do Chrome, este que passou à frente do Safari e do Ópera (veja notícia do mesmo ano no Terra Tecnologia). Já em dezembro de 2011, conforme notícia do Terra Tecnologia, o Chrome era usado por 23,6% das pessoas contra 23,5% dos usuários do IE.
2010 - Os leitores do Blog do Emerson usavam na sua grande maioria o Internet Explorer, porém na verificação que fiz dos últimos 90 dias (jan, fev e mar) o Firefox saiu na frente com 41,1%, seguido do Internet Explorer (37,9%) e do Chrome (16,1%). A preocupação, no entanto, é quanto à atualização do browser, no que todos devem ficar atentos!!
2011 - durante esse ano, houve uma mudança no comportamento dos leitores do Blog do Emerson, sendo que apenas 29,83% dos usuários continuavam acessando com uso do IE. Os demais, ou usavam Firefox (34,31%), ou Chrome (30,31%) ou Safari (3.33%), sendo o restante dos demais navegadores, incluídos os de tablets e smartphones.
Você pode acompanhar a evolução do uso de navegadores no mundo, no Brasil etc., visualizando o site StatCounter e, inclusive, verificar que em 2011 o uso do Chrome no Brasil ultrapassou 40% dos usuários:

Source: StatCounter Global Stats - Browser Market Share

As principais opções que temos são as seguintes: Internet Explorer, Ópera, Safari, Firefox e Chrome (clique nos nomes para baixar o browser).

Como não sou especialista, vou citar alguns “estudos” sobre o assunto, o que é melhor e que propicia a avaliação individual de cada usuário/leitor.

  • O site Baixaki fez em fevereiro de 2010, neste link (http://www.baixaki.com.br/info/3591-fevereiro-de-2010-qual-o-melhor-navegador-.htm) uma avaliação completa a respeito do assunto. Nos testes referentes aos quesitos velocidade de abertura e carregamento o vencedor foi o Chrome; já nos testes de menor consumo de memória com várias abas abertas o vencedor foi o Firefox.
  • O Terra Tecnologia, neste link (aqui), traz também várias considerações sobre qual o melhor navegador, não se limitando ao sistema operacional Windows e fazendo considerações para quem tem o Mac OS e Linux.
  • O Terra Tecnologia noticiou, em 2011, neste link (aqui), sobre a versão mais nova do Firefox (9) ser 30% mais rápida. Vale a pena conferir.
Não foi feita nenhuma verificação quanto à segurança dos navegadores nos dois artigos citados, mas o interessante mesmo é usar a última versão do navegador que você escolheu para usar. Como já referi em outro post, o Secunia PSI ajuda a avisar quanto às vulnerabilidades existentes no seu computador e nos browsers.
Além do Secunia, para verificar as vulnerabilidades ativas, este link - http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_web_browsers#Vulnerabilities traz informações importantes (sugestão do Sandro Süffert).

Melhor opção de navegador para o seu computador:

O interessante é que você pode testar qual é o melhor navegador para o seu computador, usando o site Peacekeeper - The Browser Benchmark. O Olhar Digital fez uma reportagem, abaixo, bastante explicativa.

Eu fiz o teste no meu PC e o Chrome teve uma pontuação de 2.219 pontos enquanto que o Firefox teve 1344 pontos e o Internet Explorer apenas 494. Veja as imagens dos resultados:
Chrome - 2219 - EW
  Comparativo Browsers 
Assim, aliando os aspectos atuais de velocidade, uso da memória e segurança, a dica de uso de navegador da internet é o Chrome, com exceção à questão de privacidade x Google (ou seja, é mais uma forma de a Google saber tudo sobre você!!). Por isso eu uso, simultaneamente o Chrome, o Firefox e o Ópera. Aquele pela velocidade no carregamento das páginas; o segundo quando quero trabalhar com infinitas abas e o último nas investigações; o Chrome, pela forma de pesquisa no Google, que é direta na barra de endereços do navegador e pela sincronização entre máquinas; o Firefox, pela quantidade de extensões de segurança e que auxiliam na investigação policial; o Ópera, pela sincronização e segurança na investigação.
Não deixe de ler:
- artigo no Blog da Trend Micro: Qual é o navegador mais seguro?
Espero que este artigo tenha auxiliado. Até a próxima!!

(Artigo publicado em 15/04/2010. Update do post em 08/01/2011)

Comentários

Agulha3al disse…
Perfeito você usa a mesma combinação que utilizo aqui.
emersonwendt disse…
Agulha3al,

Valeu pelo comentário. Aprendi com vocês e apanhando nesses processos todos!!

Abração.
Andrea Gondim disse…
Uma informação sobremaneira importante no que diz respeito a utilização de navegadores. Face tal informativo, continuarei utilizando meus navegadores prediletos (conforme também a minha necessidade), Firefox (1º) e Chrome (2º). Bastante válido.
Anônimo disse…
Meu amigo Emerson! Ótimo post mesmo!
Everton Siqueira disse…
Eu uso apenas o Firefox....
E para abrir FTP uso o I.E.
emersonwendt disse…
Andrea e Daniel,

Grato pelos comentários e pelas constantes visitas ao blog.

Everton,

Também grato pelo comentário. Quanto ao uso do IE, não o "desrecomendo", porém é o mais vulnerável.
Unknown disse…
quanto ao quesito segurança, qualquer um menos o IE já é um bom começo.

Eu gosto muito da arquitetura do chrome que separa cada aba em um processo separado, o firefox também é muito comprometido com a segurança dos usuários.
VonNaturAustreVe disse…
Eu utilizo o Firefox e conjunto com Opera :)

[]'s
InfoClaps disse…
A velocidade de carregamento do navegador não é um problema com os navegadores como Firefox, Opera, Chrome e IE. A velocidade foi o destaque do Chrome há um ano , agora quase todos os browser correm rápido. Assim, a questão tem de ser mudada de o “melhor browser” para “o browser mais confortável”.
InfoClaps disse…
Os mais célebres navegadores de internet como Google Chrome e Firefox continua a FALHAR constantemente. É hora de eles se reformarem. Tentemos as opções dos navegadores alternativos .

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Como ter acessso aos livros de Emerson Wendt?

Resolvi fazer esta postagem em virtude dos questionamentos em como adquirir os livros que escrevi/organizei/participei com colegas e amigos do RS e outros Estados, além de autores fora do Brasil. Assim, lá vai, inclusive os que estão para download: Livro, em recurso eletrônico (eBook), publicado em 2011 em parceria com a Editora Delpos. Avalia os aspectos sobre a (in)segurança virtual no Brasil, desde o contexto da guerra cibernética, o cibercrime e os incidentes na Internet e como eles são/deveriam ser avaliados sob a ótica da atividade de inteligência. Link para download: Academia.edu . 2ª Edição do livro Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação (escrito em parceria com o Dr. Higor Jorge) : - Esgotado!! - eBook: a editora Brasport disponibilizou a aquisição do livro em formato eBook, o que pode ser feito neste link  (1ª Edição) ou neste link (2ª Edição). O preço é mais atraente, pois fica pela metade do valor do livro impresso. 1ª Edição do liv

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Sul :