A empresa chamado Intego, que comercializa o software chamado VirusBarrier, um dos melhores software antivírus disponíveis para a plataforma Mac OS X (linha Mac e iPhone), disponibilizou no seu relatório anual de segurança quais são as principais ameaças a que os dispositivos da famosa “marca da maçã’ estiveram sujeitos durante 2009.
Costumamos ter a plataforma Mac como pouco visada pelos atacantes, mas a verdade é um pouco diferente, pos que esses mesmos ataques referenciados no relatório mostram uma tendência de crescimento. Aliás, os sistemas operacionais Mac estão em segundo lugar em utilização no mundo.
Em princípio, estes ataques parecem visar apenas os software de terceiros, em que existe uma implantação mais alargada do mesmo, mas a verdadeira exposição poderá acontecer (se nada for feito) quando os ataques acontecerem ao nível do próprio sistema operativo, tal qual ocorre com o Windows.
O interessante é que podemos tirar algumas conclusões da leitura do relatório, não necessariamente na ordem de importância, mas todas relevantes:
- As principais ameaças são resultado da instalação de softwares pirateados (iWork’09 e Adobe CS4), ou resultam de fazer Jailbreak ao iPhone (leia mais sobre o que é “Jailbreak” aqui) e instalar o OpenSSH;
- Assim como em outros SOs, grande parte destas ameaças necessitam de uma colaboração total por parte dos utilizadores dos dispositivos Mac;
- As ameaças continuam ainda sendo muito limitadas, embora se note uma tendência para que as mesmas cresçam, o que se torna preocupando em termos de segurança;
- O bom é que começam já a existir softwares de segurança de qualidade (veja lista mais completa abaixo), os quais podem ajudar a detectar e corrigir estes mesmos problemas.
Além do antivírus Barrier, que pode ser baixado aqui, existem várias outras opções no mercado, inclusive de código aberto. Veja a lista sugerida:
- iAntiVirus (único freeware!);
- ClamXav (código aberto - GPL);
- avast! Mac Edition (trial);
- Kaspersky (trial);
- Sophos Anti-Virus (trial);
- Nod32 Antivirus for Mac OS X (4.0 Beta);
- McAfee VirusScan (versão demo);
Segundo uma reportagem de 2008, da INFO, já havia a recomendação da Apple para que os usuários agregassem a segurança de um software antivírus, indicando o Barrier, o Norton ou o McAfee.
- Se você quer uma opinião mais atual sobre o assunto, podes acessar este artigo no site do Panda Security, sobre "Mac Malware: fato ou ficção?" - http://pandalabs.pandasecurity.com/mac-malware-fact-or-fiction/ (update em 26-03-2010).
Fica, então, a dica para quem usa os sistemas operativos da Macintosh para que tomem mais cuidado, sabendo que, por exemplo, desbloquear o aparelho iPhone pode ser bom, porém perigoso para sua segurança virtual.
Fonte de auxílio para elaboração deste post: Owasp Portugal.
Comentários
[]'s