No post anterior da série falamos sobre o Orkut. Hoje falaremos sobre o Twitter (TT) e os aspectos a ele relacionados.
- Após acessar sua conta no TT vá nas configurações (settings e account) e bem abaixo (conforme imagem) há a possibilidade de restringir seus tweets (Protect my tweets). Marque a opção e clique em “Save”. Você vai poder notar que ao lado esquerdo do “Save” tem um link para o “Delete my account”, a opção anteriormente mencionada (veja as setas na imagem).
Em primeiro lugar, seguindo a linha de fuga das redes sociais, caso você esteja cansado do TT e queira cometer suicídio virtual, basta acessar este link (http://bit.ly/9PZJ0s), colocar seu login e senha e seguir os passos indicados. O site ainda pergunta se isso é realmente um “tchau”, dando várias orientações. Se você realmente está seguro que não quer mais saber do TT é só clicar em “Okay, fine, delete my account”, conforme imagem abaixo:
Excluir permanentemente sua conta pode não ser a opção mais interessante, pois o uso de mídias sociais hoje é muito intenso e várias oportunidades podem surgir, seja no aspecto pessoal seja no profissional. Então, caso você não queira todos bisbilhiotando o que você digita nos 140 caracteres do TT, a sugestão é seguir o "caminho do meio”, ou seja, de restrição, da seguinte maneira:- Após acessar sua conta no TT vá nas configurações (settings e account) e bem abaixo (conforme imagem) há a possibilidade de restringir seus tweets (Protect my tweets). Marque a opção e clique em “Save”. Você vai poder notar que ao lado esquerdo do “Save” tem um link para o “Delete my account”, a opção anteriormente mencionada (veja as setas na imagem).
Além disso, visando restringir ainda mais sua conta, você pode pode ir nas mesmas configurações, porém em “Connections” e verificar quais os serviços que tem acesso ao seu Twitter. Caso você queira, podes tranquilamente remover o acesso do serviço indesejado clicando em “Revoke Access”, conforme este tutorial (http://bit.ly/dxaGWl) do @hordones.
Bom, vamos dizer que você estava chateado e resolveu de uma vez por todas dar um fim no seu TT e alguns dias ou meses depois se arrepende e pensa “vou ter de fazer tudo de novo, criar um novo perfil e seguir pessoas, mostrar que sou eu etc.” Não se apavore! Na verdade não há essa necessidade, pois o Twitter tem a possibilidade de restaurar sua conta e não há necessidade de se cadastrar novamente, podendo utilizar o mesmo e-mail e senha. Utilize-os e acesse o TT, quando aparecerá uma tela em que você deverá clicar em restore my account. Após isso, aguarde um email e clica no link que veio junto com esse email. Aparecerá outra janela de confirmação dizendo “Your account is ready to go. Please check your email". Outro e-mail vai ser enviado para sua conta, onde você, novamente, vai clicar e isso o levará a uma tela para troca de senha. Após trocar a senha é só clicar sobre “Proceed to your account”, quando estará concluída a restauração, exatamente do jeito que deixaste o TT, com seguidores, tweets etc. Caso queira aproveitar para mudar user name é só ir nas configurações e verificar se o novo nome está disponível (caso faças alguma mudança, não esqueça de salvar. Veja um tutorial a respeito: http://bit.ly/7T2oWN.Caso sua mídia social preferida e/ou seu problema seja o Formspring.me, sugiro a leitura deste outro tutorial do GF Soluções do Gustavo, clicando aqui (http://bit.ly/6Zyxca). Da mesma forma que o TT, uma vez deletado ele pode ser restaurado, pois fica apenas oculto.
Uma observação muito importante ao final: se você estiver aflito por novos seguidores no TT não deixe de ler o artigo feito em conjunto com Sandro Süffert (@suffert) falando sobre “Pirâmides e outros perigos no Twitter” (http://bit.ly/7xwwzZ), especificamente sobre os scripts sites.
Uma observação muito importante ao final: se você estiver aflito por novos seguidores no TT não deixe de ler o artigo feito em conjunto com Sandro Süffert (@suffert) falando sobre “Pirâmides e outros perigos no Twitter” (http://bit.ly/7xwwzZ), especificamente sobre os scripts sites.
Comentários
parabéns pelos esclarecimentos que você tem dado aos milhares de navegantes que não tem a mínima ideia do perigo que correm na rede,
parabéns.
[]'s