Primeiro, escusa pela minha ausência ... ouvi esta semana que quase não alimentam mais blogs, então fiquei com culpa na consciência hehehehe. Brincadeira!
Voltei aqui por uma boa causa, que, por óbvio, é sempre ajudar! Muitas empresas e entidades, também particulares, estão sendo infectados pelo famoso ransomware, um código malicioso que infecta dispositivos e servidores e criptografa todos arquivos, ocasionando indisponibilidade e, para muitos que não tem backups, um enorme prejuízo. Além disso, o criminoso virtual costuma pedir o resgate para devolver o acesso aos arquivos por meio de pagamento em criptoativos.
Então, há algum tempo temos falado, nos cursos de Inteligência e Investigação em Fontes Abertas, que alguns serviços ajudam empresas e pessoas que tiveram problema com o ransomware. Quais são eles?
1 - No More Ransom: o serviço é gratuito e tem um repertório de códigos ransom já decifrados desde 2016.
Como acessar --> clique na imagem acima ou no link que leva ao site: NoMoreRansom!
2 - RansomWhere: outro serviço gratuito com um grande portfólio de ransomware já decifrados.
Como acessar --> clique na imagem acima ou no link que leva ao site: RansomWhere!
Atenção: nos três, você pode carregar os arquivos e dados para se certificar se já existe "remédio" digital para essa praga virtual!
Ver também: RansomWatch e DarkFeed.
Outro aspecto que é importante observar é quanto ao pedido de resgate. Pesquise a carteira do criptoativo informado no Blockchain, neste link (Blockchain Explorer) ou neste outro link (Blockchair), mais abrangente. Quer saber mais um pouco sobre como encontrar exchanges e carteiras de criptoativos, acessa o BlockSherlock.
Não se esqueça: foi vítima, procure um especialista na área e registre o fato com o maior número de dados em uma Delegacia de Polícia ou nos sistemas de registro online das Polícias Civis.
Bom ... era isso! Sugestões, críticas ... faça um comentário!
Comentários