Olá!
Há muito que não escrevo aqui. O título, claro, é uma ironia em face dos golpes na Internet. Em férias, recebi este e-mail:
Há muito que não escrevo aqui. O título, claro, é uma ironia em face dos golpes na Internet. Em férias, recebi este e-mail:
Uma proposta e tanto, não é??!! Afinal, não é todo o dia que te dão 4,8 milhões de dólares.
Pois, um usuário desatento ou interesseiro poderia preencher o formulário e responder ao e-mail. Aí, estaria caindo na pescaria do criminoso, ávido por dinheiro. O golpe é antigo e tem várias variantes, todas elas com alguma sofisticação na forma e no desenvolvimento dos estelionatários extorquidores. É o famoso golpe nigeriano! Também é conhecida como Fraude 419 Scam, tendo em vista que o art. 419 do Código Penal nigeriano trata do estelionato.
Você pode ler sobre essas variantes em algumas reportagens sobre o tema: Isto é, TecMundo, R7 (vale a pena ler) e Fantástico.
Eu mesmo já dei entrevista para o G1 em 2009 e reproduzi a reportagem do Altieres Rohr aqui no Blog.
Em regra, esses e-mails oferecem quantias numerosas em dinheiro, solicitam confidencialidade na troca de e-mails e tratam o assunto como "urgente", pedindo respostas rápidas e/ou colocando prazos. No entanto, apresentam erros gramaticais, principalmente pelo uso de tradutores de idiomas na Internet.
O e-mail em questão, recebido por mim, tem uma origem:
Caso eu prosseguisse na intenção do estelionatário, postado atrás de um computador na Europa ou na Ásia, provavelmente receberia e-mails vindos de outras pessoas e outras partes do mundo, tudo para dificultar a ação da polícia.
Esses casos são mais comuns do que aparentam e a regra é não responder ao e-mail. Não seja tolo: não existe dinheiro grátis!!
Tenham todos um ótimo 2017!!
Comentários