Pular para o conteúdo principal

Agenda - participação em Painel no 4º TIC na Segurança Pública

Registro aqui, relativo à minha agenda, a participação na Conferência Internacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para Segurança Pública | RS.

Segundo a divulgação, a Conferência que chega a sua 4ª edição e discutirá temas relevantes de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) voltadas para a Segurança Pública no sentido de alcançar serviços de excelência para a população no cotidiano e principalmente durante os grandes eventos. 

A cúpula examinará também os vários tipos de tecnologias que as agências de segurança pública estão usando ou usarão nos anos vindouros. 

Considerando que as questões associadas com as comunicações avançadas são mais complexas, levantaremos experiências internacionais em segurança pública a fim de demonstrar a importância de acesso confiável às tecnologias de Comunicação, além de cativar a imaginação do público com relação às futuras possibilidades. Contaremos com testemunhos de oficiais da polícia e bombeiros e outros que desempenharam papéis relevantes em recentes grandes eventos. 

O evento terá abrangência nacional e incluirá a participação de gerentes de TIC e executivos das 3 esferas: Federal, Estadual e Municipal. 

A minha fala será no seguinte Painel:
Painel 5: “Ataques Cibernéticos, Monitoramento de Mídia Sociais e Análise Forense”
Moderador: Jerônimo José Pereira – Diretor do Departamento Estadual de Gestão do Conhecimento para Prevenção e Repressão à Corrupção (Degecor)
Painelistas:
 Delegado Emerson Wendt – Diretor do Gabinete de Inteligência da Polícia Civil – RS
 Marcos Oliveira - Country Manager - Blue Coat Systems
 Felipe Peñaranda Silva - Latin America Tiger Team IBM
 Italo Cocentino - Diretor de Programas Estratégicos - Unisys América Latina
 Representante IT7
Outros colegas Delegados de Polícia também estarão participando:

- Dr. Guilherme Yates Wondracek (abertura)
- Dr. Marcos Coelho Gonçalves Meirelles - Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação DTIC-SSP RS (Tema: Sistemas Integrados de Segurança Pública RS)
- Pedro de Oliveira Álvares - Delegado da Polícia Civil e Diretor do Departamento Estadual de Informática Policial – RS (Tema: Sistemas Integrados de Segurança Pública RS)
- Dr. Cristiano Ritta - Delegado de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul e Professor de Inteligência e Investigação Policial na SSP/RS (Tema: Disque-Denúncia)

Dados do evento:

Local: Centro de Convenções Plaza São Rafael
Auditório Itapema/ Salão Imperatriz
Av. Alberto Bins, 509 - Centro, Porto Alegre - RS
CEP 90030-140
Período: 29 a 30 de abril de 2014

Público Alvo: 

Executivos de empresas públicas e privadas de vários estados brasileiros; gestores de TIC das cidades sede da Copa 2014; executivos do governo federal: Ministério dos Esportes, Casa Civil, Polícia Federal, Ministério da Justiça, entre outros. 
Obs.: O evento é fechado para servidores públicos da área de segurança pública, convidados e Patrocinadores.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Como ter acessso aos livros de Emerson Wendt?

Resolvi fazer esta postagem em virtude dos questionamentos em como adquirir os livros que escrevi/organizei/participei com colegas e amigos do RS e outros Estados, além de autores fora do Brasil. Assim, lá vai, inclusive os que estão para download: Livro, em recurso eletrônico (eBook), publicado em 2011 em parceria com a Editora Delpos. Avalia os aspectos sobre a (in)segurança virtual no Brasil, desde o contexto da guerra cibernética, o cibercrime e os incidentes na Internet e como eles são/deveriam ser avaliados sob a ótica da atividade de inteligência. Link para download: Academia.edu . 2ª Edição do livro Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação (escrito em parceria com o Dr. Higor Jorge) : - Esgotado!! - eBook: a editora Brasport disponibilizou a aquisição do livro em formato eBook, o que pode ser feito neste link  (1ª Edição) ou neste link (2ª Edição). O preço é mais atraente, pois fica pela metade do valor do livro impresso. 1ª Edição do liv

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Sul :