Pular para o conteúdo principal

Agenda - participação em Painel no 4º TIC na Segurança Pública

Registro aqui, relativo à minha agenda, a participação na Conferência Internacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para Segurança Pública | RS.

Segundo a divulgação, a Conferência que chega a sua 4ª edição e discutirá temas relevantes de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) voltadas para a Segurança Pública no sentido de alcançar serviços de excelência para a população no cotidiano e principalmente durante os grandes eventos. 

A cúpula examinará também os vários tipos de tecnologias que as agências de segurança pública estão usando ou usarão nos anos vindouros. 

Considerando que as questões associadas com as comunicações avançadas são mais complexas, levantaremos experiências internacionais em segurança pública a fim de demonstrar a importância de acesso confiável às tecnologias de Comunicação, além de cativar a imaginação do público com relação às futuras possibilidades. Contaremos com testemunhos de oficiais da polícia e bombeiros e outros que desempenharam papéis relevantes em recentes grandes eventos. 

O evento terá abrangência nacional e incluirá a participação de gerentes de TIC e executivos das 3 esferas: Federal, Estadual e Municipal. 

A minha fala será no seguinte Painel:
Painel 5: “Ataques Cibernéticos, Monitoramento de Mídia Sociais e Análise Forense”
Moderador: Jerônimo José Pereira – Diretor do Departamento Estadual de Gestão do Conhecimento para Prevenção e Repressão à Corrupção (Degecor)
Painelistas:
 Delegado Emerson Wendt – Diretor do Gabinete de Inteligência da Polícia Civil – RS
 Marcos Oliveira - Country Manager - Blue Coat Systems
 Felipe Peñaranda Silva - Latin America Tiger Team IBM
 Italo Cocentino - Diretor de Programas Estratégicos - Unisys América Latina
 Representante IT7
Outros colegas Delegados de Polícia também estarão participando:

- Dr. Guilherme Yates Wondracek (abertura)
- Dr. Marcos Coelho Gonçalves Meirelles - Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação DTIC-SSP RS (Tema: Sistemas Integrados de Segurança Pública RS)
- Pedro de Oliveira Álvares - Delegado da Polícia Civil e Diretor do Departamento Estadual de Informática Policial – RS (Tema: Sistemas Integrados de Segurança Pública RS)
- Dr. Cristiano Ritta - Delegado de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul e Professor de Inteligência e Investigação Policial na SSP/RS (Tema: Disque-Denúncia)

Dados do evento:

Local: Centro de Convenções Plaza São Rafael
Auditório Itapema/ Salão Imperatriz
Av. Alberto Bins, 509 - Centro, Porto Alegre - RS
CEP 90030-140
Período: 29 a 30 de abril de 2014

Público Alvo: 

Executivos de empresas públicas e privadas de vários estados brasileiros; gestores de TIC das cidades sede da Copa 2014; executivos do governo federal: Ministério dos Esportes, Casa Civil, Polícia Federal, Ministério da Justiça, entre outros. 
Obs.: O evento é fechado para servidores públicos da área de segurança pública, convidados e Patrocinadores.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Controlar ou não os que os filhos vêem e fazem na web?

Essa pergunta sempre me é feita por alguma pessoa durante os cursos e palestras que ministro. E a resposta que dou é sim, temos de controlar, mesmo que moderadamente, o que os filhos estão fazendo virtualmente. Conforme divulgado pela INFO , já em 2004 a preocupação com o assunto era grande, pois “ crianças e adolescentes brasileiros entre 10 e 14 anos acessam a internet em casa e não são controlados ou censurados pelos pais ”. Na pesquisa, realizada pela Módulo Education Center em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, chegou-se ao dado preocupante de que 50% dos pais não sabiam o que os filhos faziam na internet. Se a preocupação já era grande 5/6 anos atrás, quando não havia a frede das redes de relacionamento social como Orkut, Sonico, Facebook etc. e dos blogs ou microblogs, imaginem agora com tudo isso. E mais: as crianças, com 3, 4, 5, 6, …, 9 anos já estão usando, compulsivamente, a web e os sites de relacionamento. Mas nada está perdido! Felizmente j...

Crimes virtuais: como proceder??

Nos finais de ano ou próximo às festividades mais importantes, há sempre um número recorde de textos e postagens, em sites e blogs de segurança na web, orientando os usuários da internet em como fazer compras de maneira segura e com o mínimo de riscos, o que é muito positivo. Porém, não tem como não fazer algumas considerações a respeito daqueles que, a despeito de todas as orientações, por algum motivo ou outro, acabam sendo vítimas de crimes virtuais , principalmente as fraudes eletrônicas, seja com a subtração de valores de contas bancárias, seja com utilização de cartões de crédito e/ou débito. Percebe-se que o usuário-vítima, em primeiro momento, procura recompor sua perda financeira diretamente na instituição bancária, o que é de todo compreensível. Quem fica satisfeito em sofrer prejuízo econômico e não vai atrás daquilo que lhe tiraram? No entanto, a sugestão importante , até para que a polícia possa ter o conhecimento real sobre esse tipo de crime, é de que a pess...