Na semana que passou - terça-feira - participei do programa Conversas Cruzadas da TV Com. O debate foi sobre censura na rede mundial de computadores, a Internet. A ideia era debater sobre os dados divulgados pela ONG Sem Fronteiras e o Marco Civil:
Segundo a Organização Não-Governamental Repórteres Sem Fronteiras, 12 de março é considerado o dia mundial contra a ciber censura. Esta ONG também denunciou instituições que colaboram para a censura na internet. Entre as citadas, estão a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, que o próprio Obama disse que não tem como controlar. As decodificações dos serviços secretos e técnicos também estão aí. Enquanto isso, na Câmara dos Deputados no nosso país, a votação do Marco Civil da internet foi transferida para a próxima semana. O projeto de lei tramita em regime de urgência a pedido do próprio governo. Por falta de consenso, não foi votado no ano passado. Isso fez com que se trancasse a pauta da Câmara desde o mês de outubro. A neutralidade da rede, a privacidade online, a liberdade de expressão de usuários, os crimes cibernéticos, países que censuram o acesso à internet: todas essas questões estão em debate no Conversas Cruzadas. São convidados do programa o delegado da Polícia Civil do RS Emerson Wendt, o especialista em tecnologia da informação Marcelo Branco, a professora de comunicação e relações internacionais Denise De Rocchi e o pesquisador do Centro de Estudos Internacionais sobre o governo da UFRGS Diego Canabarro.
Comentado no programa, pelo Doutorando em Direito pela UFRGS, Diego Canabarro, sobre o quadro comparativo entre os PLs do Deputado Molon e o Substitutivo do Deputado Cunha, eis o link onde pode ser consultado este comparativo (clique).
Vídeos do debate:
Bloco 1:
Bloco 2:
Bloco 3:
Bloco 4:
Bom debate a todos!!
Comentários