Pular para o conteúdo principal

As doze melhores ferramentas de pesquisa em fontes abertas relacionadas ao Twitter

Que o Twitter é uma das mídias sociais mais utilizadas do mundo não há dúvida. Também, não há dúvida quando à instantaneidade das mensagens postadas pelos usuários. Veja-se o exemplo do #Oscars e da apresentadora da edição de 2014, Ellen Degeneres: a foto por ela postada teve mais de 2,5 milhões de retuitadas (RTs) e mais de 1,4 milhão de curtidas.
Saiba como adquirir o livro Inteligência Digital, voltado para a pesquisa e ferramentas de fontes abertas na Internet
Procurar informações no Twitter também não é difícil, pois que a própria ferramenta social disponibiliza opções, como a Busca Avançada e a opção 'Descobrir':

Busca Avançada no Twitter
No entanto, várias ferramentas diferentes auxiliam na compreensão de fenômenos, tendências e informações de pessoas, termos etc. no Twitter. Vou procurar colocar as principais e mais utilizadas:

Ferramentas de análise de vínculos no Twitter:

1 - MentionMapp: excelente ferramenta! Para usar, deve-se autorizar o aplicativo a ter acesso aos dados da conta do analista e pesquisar por usuários e visualizar suas conexões, tanto em termos de contatos quanto em termos tuitados. Após a pesquisa por usuário, pode-se clicar sobre as hashtags comuns entre os usuários mostrados, buscando-se outros usuários relacionados.

Pesquisa por usuário e vínculos por termos usando MentionMapp

2 - Hashtagify: ótima ferramenta de pesquisa avançada de hashtags do Twitter, mostrando o resultado em vários formatos, principalmente em formato de vínculos, mostrando as hashtags relacionadas àquela pesquisada e também os principais usuários (chamados influenciadores). Também pode mostrar o resultado em "modo tabela" (popularidade, correlações, tópicos semanais e mensais e sua evolução). Ainda, mostra as principais linguagens relacionadas ao termo pesquisado e as variantes da publicação (caixa alta, caixa baixa e mescla entre as opções):

Busca por hashtags no Hashtagify

Ferramentas 'analytics' sobre hashtags publicadas no Twitter:

3 - Hashtags.org: além do conteúdo do site, que mostra as categorias de hashtags e sua popularidade, há possibilidade de pesquisa pelos termos, verificando-se, gratuitamente, a tendência das últimas 24 horas. Para um tempo maior, há necessidade de cadastro e pagamento (ativação da conta PRO). Há demonstração em gráfico de tendências, principais usuários relacionados, termos relacionados e tweets vinculados à análise:

Tendência de hashtags
4 - Topsy: excelente ferramenta que permite a pesquisa sobre link, tweets, fotos, vídeos e mostra os usuários influenciadores (relacionados ao termo pesquisado). No mesmo contexto, o Topsy Analytics permite a análise da evolução de três termos no período de espaço de tempo de 30 dias (exemplo abaixo). Ainda, mostra os principais tópicos (trend topics) retuitados pelos usuários. A seguir, uma imagem com o resultado da análise de três termos em conjunto (SOSVenezuela + Takedown + Oscar2014), percebendo um retorno do primeiro termo após à edição 2014 do Oscar (a versão PRÓ contempla mais recursos):

Análise de tendências por conjunto de termos

Ferramentas de pesquisa por categorias e cidades, estados e países, e usuários influenciadores:

5 - Twellow: por esta ferramenta há possibilidade de pesquisar pelo nome de usuário, nome real e por termos específicos, mas também é possível pesquisar por cidades (Twellowhood).

6 - Wefollow: ferramenta interessante para pesquisar sobre categorias de assunto, pré-definidas ou já inseridas por outros usuários, descobrindo-se usuários influentes na área:

Pesquisa por categorias de assuntos - Wefollow
7 - Twithaolic: mostra os usuários mais populares e influentes no Twitter, podendo-se pesquisar por determinado usuário, sabendo-se detalhes a respeito do mesmo e, também, pesquisa sobre a colocação e influência de seguidores em determinada cidade. Por exemplo, estou na 36ª posição em Porto Alegre.

Outras ferramentas de pesquisa por hashtags:

8 - TagBoard: excelente ferramenta de pesquisa por tags e hashtags, integrada em Twitter, Facebook, Instagram, Google+, Vine, dentre outros:

Pesquisa no TagBoard - várias redes sociais
9 - Twazzup: ótimo mecanismo de busca em tempo real para o Twitter, mostrando os usuários mais influentes por assunto e mais ativos.

10 - TweetFind: Diretório de negócios e usuários, mostrando em tempo real sobre o assunto pesquisado.

11 - IceRocket: Outro mecanismo de busca por redes sociais, que inclui blogs, o Twitter e o Facebook.

12 - TrendsMap: excelente ferramenta de acompanhamento, em tempo real e com geotags (georreferenciamento de hashtags), das tendências do Twitter. Permite a pesquisa por tópicos e por locais:

Pesquisa por tópico no TrendsMap
Bom, creio que era isso! Testem e difundam, compartilhem e deixem sua colaboração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Controlar ou não os que os filhos vêem e fazem na web?

Essa pergunta sempre me é feita por alguma pessoa durante os cursos e palestras que ministro. E a resposta que dou é sim, temos de controlar, mesmo que moderadamente, o que os filhos estão fazendo virtualmente. Conforme divulgado pela INFO , já em 2004 a preocupação com o assunto era grande, pois “ crianças e adolescentes brasileiros entre 10 e 14 anos acessam a internet em casa e não são controlados ou censurados pelos pais ”. Na pesquisa, realizada pela Módulo Education Center em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, chegou-se ao dado preocupante de que 50% dos pais não sabiam o que os filhos faziam na internet. Se a preocupação já era grande 5/6 anos atrás, quando não havia a frede das redes de relacionamento social como Orkut, Sonico, Facebook etc. e dos blogs ou microblogs, imaginem agora com tudo isso. E mais: as crianças, com 3, 4, 5, 6, …, 9 anos já estão usando, compulsivamente, a web e os sites de relacionamento. Mas nada está perdido! Felizmente j...

Crimes virtuais: como proceder??

Nos finais de ano ou próximo às festividades mais importantes, há sempre um número recorde de textos e postagens, em sites e blogs de segurança na web, orientando os usuários da internet em como fazer compras de maneira segura e com o mínimo de riscos, o que é muito positivo. Porém, não tem como não fazer algumas considerações a respeito daqueles que, a despeito de todas as orientações, por algum motivo ou outro, acabam sendo vítimas de crimes virtuais , principalmente as fraudes eletrônicas, seja com a subtração de valores de contas bancárias, seja com utilização de cartões de crédito e/ou débito. Percebe-se que o usuário-vítima, em primeiro momento, procura recompor sua perda financeira diretamente na instituição bancária, o que é de todo compreensível. Quem fica satisfeito em sofrer prejuízo econômico e não vai atrás daquilo que lhe tiraram? No entanto, a sugestão importante , até para que a polícia possa ter o conhecimento real sobre esse tipo de crime, é de que a pess...