Pular para o conteúdo principal

O Facebook me estressa

Há alguns dias resolvi deletar meu Facebook. Sim, cometi o facebookicídio. Tinha mais de 2.700 "amigos". Aqueles que perceberam questionaram o motivo.

Fonte da imagem: Eating house
O motivo é um só: o Facebook estava me deixando estressado. Isso mesmo! Ficava estressado com a essa rede social. Aliás, fico estressado só de ver outras pessoas no Facebook.

É uma confissão? Sim! Não sei por que, mas considero perda de tempo ficar horas navegando por lá e não ver muita coisa de útil.

O que me deixou estressado? Muita futilidade; incomodações todas as horas, principalmente em momentos de descanso; postagens "sem conteúdo"; impertinências etc.

Estive lendo sobre "redes sociais" e "stress". A revista Galileu publicou uma matéria sobre o assunto, relatando uma pesquisa da Universidade Edinburgh Napier, que concluiu que o Facebook causa stress e ansiedade. Na mesma linha, a empresa Rebtel, conforme esta notícia. Outros reflexos também podem ocorrer, como problemas físicos (veja esta notícia de jovem italiano com sucessivos ataques de asma).

Mas o Facebook não é bom? Depende do ponto de vista: para encontrar pessoas e reencontra-las, sim! Para segurança pessoal, familiar e trabalho, em regra, não! A política de privacidade tende a usar todas as informações para fins próprios e tudo que postamos lá já não nos pertence.

Voltarei? Não sei. O que sei é que o Facebook guarda as minhas informações por seis meses. Por isso, ainda tenho tempo para pensar e, talvez, voltar. Assim, para quem quiser saber sobre as coisas, basta acompanhar por aqui e pelo Twitter: @EmersonWendt.

Comentários

Laurentino Mello disse…
Dr. Emerson, recomendo que analise a possibilidade de transformar seu perfil em fan page. Assim, não receberá feeds inúteis e poderá continuar com o compartilhamento das interessantes e importantes informações que sempre publica. além de poder mensurar o alcance das postagens.

Abraço!
Unknown disse…
Boa noite Dr.
Dr Emerson, estou com um problema e gostaria de saber como devo proceder:
Foi criado um perfil no Facebook se passando por minha empresa, um restaurante na cidade de Americana SP, entrei em contato com este perfil e solicitei que o apagasse de forma amigavel ,porém o "criador" do falso perfil se negou a faze-lo e disse que eu tomasse as medidas que achasse necessárias.
Não sei como devo proceder.
Desde ja agradeço
Eduardo


emersonwendt disse…
Laurentino, obrigado pela dica. Ainda tenho tempo para pensar. Abraço.
emersonwendt disse…
Eduardo, sugiro o registro de uma ocorrência e também de uma Ata Notarial em um tabelião. Após, procure um advogado para buscar a reparação de danos cíveis e encaminhamentos necessários.

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Controlar ou não os que os filhos vêem e fazem na web?

Essa pergunta sempre me é feita por alguma pessoa durante os cursos e palestras que ministro. E a resposta que dou é sim, temos de controlar, mesmo que moderadamente, o que os filhos estão fazendo virtualmente. Conforme divulgado pela INFO , já em 2004 a preocupação com o assunto era grande, pois “ crianças e adolescentes brasileiros entre 10 e 14 anos acessam a internet em casa e não são controlados ou censurados pelos pais ”. Na pesquisa, realizada pela Módulo Education Center em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, chegou-se ao dado preocupante de que 50% dos pais não sabiam o que os filhos faziam na internet. Se a preocupação já era grande 5/6 anos atrás, quando não havia a frede das redes de relacionamento social como Orkut, Sonico, Facebook etc. e dos blogs ou microblogs, imaginem agora com tudo isso. E mais: as crianças, com 3, 4, 5, 6, …, 9 anos já estão usando, compulsivamente, a web e os sites de relacionamento. Mas nada está perdido! Felizmente j...

Crimes virtuais: como proceder??

Nos finais de ano ou próximo às festividades mais importantes, há sempre um número recorde de textos e postagens, em sites e blogs de segurança na web, orientando os usuários da internet em como fazer compras de maneira segura e com o mínimo de riscos, o que é muito positivo. Porém, não tem como não fazer algumas considerações a respeito daqueles que, a despeito de todas as orientações, por algum motivo ou outro, acabam sendo vítimas de crimes virtuais , principalmente as fraudes eletrônicas, seja com a subtração de valores de contas bancárias, seja com utilização de cartões de crédito e/ou débito. Percebe-se que o usuário-vítima, em primeiro momento, procura recompor sua perda financeira diretamente na instituição bancária, o que é de todo compreensível. Quem fica satisfeito em sofrer prejuízo econômico e não vai atrás daquilo que lhe tiraram? No entanto, a sugestão importante , até para que a polícia possa ter o conhecimento real sobre esse tipo de crime, é de que a pess...