Pular para o conteúdo principal

O Facebook me estressa

Há alguns dias resolvi deletar meu Facebook. Sim, cometi o facebookicídio. Tinha mais de 2.700 "amigos". Aqueles que perceberam questionaram o motivo.

Fonte da imagem: Eating house
O motivo é um só: o Facebook estava me deixando estressado. Isso mesmo! Ficava estressado com a essa rede social. Aliás, fico estressado só de ver outras pessoas no Facebook.

É uma confissão? Sim! Não sei por que, mas considero perda de tempo ficar horas navegando por lá e não ver muita coisa de útil.

O que me deixou estressado? Muita futilidade; incomodações todas as horas, principalmente em momentos de descanso; postagens "sem conteúdo"; impertinências etc.

Estive lendo sobre "redes sociais" e "stress". A revista Galileu publicou uma matéria sobre o assunto, relatando uma pesquisa da Universidade Edinburgh Napier, que concluiu que o Facebook causa stress e ansiedade. Na mesma linha, a empresa Rebtel, conforme esta notícia. Outros reflexos também podem ocorrer, como problemas físicos (veja esta notícia de jovem italiano com sucessivos ataques de asma).

Mas o Facebook não é bom? Depende do ponto de vista: para encontrar pessoas e reencontra-las, sim! Para segurança pessoal, familiar e trabalho, em regra, não! A política de privacidade tende a usar todas as informações para fins próprios e tudo que postamos lá já não nos pertence.

Voltarei? Não sei. O que sei é que o Facebook guarda as minhas informações por seis meses. Por isso, ainda tenho tempo para pensar e, talvez, voltar. Assim, para quem quiser saber sobre as coisas, basta acompanhar por aqui e pelo Twitter: @EmersonWendt.

Comentários

Laurentino Mello disse…
Dr. Emerson, recomendo que analise a possibilidade de transformar seu perfil em fan page. Assim, não receberá feeds inúteis e poderá continuar com o compartilhamento das interessantes e importantes informações que sempre publica. além de poder mensurar o alcance das postagens.

Abraço!
Unknown disse…
Boa noite Dr.
Dr Emerson, estou com um problema e gostaria de saber como devo proceder:
Foi criado um perfil no Facebook se passando por minha empresa, um restaurante na cidade de Americana SP, entrei em contato com este perfil e solicitei que o apagasse de forma amigavel ,porém o "criador" do falso perfil se negou a faze-lo e disse que eu tomasse as medidas que achasse necessárias.
Não sei como devo proceder.
Desde ja agradeço
Eduardo


emersonwendt disse…
Laurentino, obrigado pela dica. Ainda tenho tempo para pensar. Abraço.
emersonwendt disse…
Eduardo, sugiro o registro de uma ocorrência e também de uma Ata Notarial em um tabelião. Após, procure um advogado para buscar a reparação de danos cíveis e encaminhamentos necessários.

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Como ter acessso aos livros de Emerson Wendt?

Resolvi fazer esta postagem em virtude dos questionamentos em como adquirir os livros que escrevi/organizei/participei com colegas e amigos do RS e outros Estados, além de autores fora do Brasil. Assim, lá vai, inclusive os que estão para download: Livro, em recurso eletrônico (eBook), publicado em 2011 em parceria com a Editora Delpos. Avalia os aspectos sobre a (in)segurança virtual no Brasil, desde o contexto da guerra cibernética, o cibercrime e os incidentes na Internet e como eles são/deveriam ser avaliados sob a ótica da atividade de inteligência. Link para download: Academia.edu . 2ª Edição do livro Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação (escrito em parceria com o Dr. Higor Jorge) : - Esgotado!! - eBook: a editora Brasport disponibilizou a aquisição do livro em formato eBook, o que pode ser feito neste link  (1ª Edição) ou neste link (2ª Edição). O preço é mais atraente, pois fica pela metade do valor do livro impresso. 1ª Edição do liv

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Sul :