Boa parte dos blogueiros no Brasil ou usa Blogspot (Google) ou WordPress. As formas de tratar assuntos chatos (leia-se plágio, conteúdo ofensivo, criminoso etc.) no primeiro são gerenciados mais facilmente. Porém, quanto ao WordPress pouca gente sabe como resolver esses problemas. Este post tem o objetivo de ajudar os internautas que sofrem com abusos dos usuários da plataforma WordPress.com.
Para começar, importante referir que embora exista um Fórum de Suporte e Comunidade WordPress no Brasil e em Português, os contatos deverão ser feitos no formulário de contato disponibilizado pela WordPress.com. No entanto, este formulário é apenas para usuários "upgrade", ou seja, com pagamento para uso da plataforma. Para denunciar sites hospedados no WordPress há necessidade de preencher alguns formulários (http://pt.wordpress.com/complaints/), dependendo do contexto e do problema. Vejamos:
- Blogs com conteúdo spam: deve ser usado este formulário (em inglês) para denunciar blogs de spam. Segundo a política do WordPress os blogs de spam serão imediatamente suspendidos.
- Blogs com conteúdo adulto: este é o formulário para reportar blogs com conteúdo adulto (erótico, pornográfico etc). Os blogs com este tipo de conteúdo adultos são marcados pelo sistema WordPress para não aparecerem em listagens públicas.
- Blogs com violações de direitos de autor (plágios): nas violações de direitos autorais, principalmente plágios, deve ser usado o procedimento de DMCA (Digital Millennium Copyright Act Notice). A política do WordPress é bastante rígida quanto a esse tipo de violação e é procedida pela Automattic, que também é responsável por outros sites (automattic.com, gravatar.com, intensedebate.com e akismet.com). A preferência das notificações é por e-mail. Dados da Automattic:
Mr. Toni Schneider
Email: dmca@automattic.com
Automattic, Inc.
60 29th Street #343
San Francisco, CA 94110
Phone: (877) 273-8550
Fax: (415) 840-0710
- Blogs com difamação, abusos, ameaças: o WordPress, neste caso, tem uma política de liberdade de expressão e só suspende conteúdo que é claramente ameaçador. Para ler mais sobre a política adotada, leiam, consultem a secção sobre abusos.
Quando se trata de cumprimento de ordens judiciais e requisições policiais, eis as recomendações:
- Cumprimento de ordens judiciais: As ordens judiciais oficiais e assinadas podem ser enviadas para court-orders@wordpress.com. Importante a leitura destes documentos (http://en.support.wordpress.com/court-orders/) para compreender melhor a política do WordPress.
- Respostas às forças de segurança: Se o contato é de um agente de uma entidade oficial de segurança (i.e. polícia ou afins), o contato é feito por e-mail law-enforcement@wordpress.com (em inglês).
Importante ler algumas observações antes de se desesperar:
- Verifique que o blog em questão (ofensivo) é alojado pela Automattic. O WordPress.com não tem nenhum controle sobre blogs que indicam ser “Powered by WordPress.org.” Esses blogs usam o software de código aberto WordPres e não são alojados pelo WordPress.com. Este, só aloja blogs que tem “wordpress.com” na sua URL ou que indicam explicitamente no rodapé “powered by WordPress.com” (em qualquer idioma).
- Contate o autor diretamente, para tentar resolver a situação. Visite o artigo/blog em questão e deixe um comentário com a sua queixa/reclamação para determinar a resolução diretamente entre "vítima" e "autor". O uso desse processo é importante porque todos os comentários publicados no WordPress.com são automaticamente enviados por e-mail ao administrador do blog.
- Não resolvido diretamente, pode ser enviada a "queixa" ao WordPress.com. A queixa deve ser em formato de texto simples, porém em inglês. Devem ser incluídos links específicos e citações do material ofensivo, caso contrário a reclamação será ignorada. Se o blog está escrito num idioma que não inglês, a sugestão do WordPress é de que haja uma tradução. Depois, é só enviar para o e-mail para abuse-report@wordpress.com.
Bom, espero estar ajudando. Forte abraço a todos!!
Comentários