Como havia publicado no site Direito Eletrônico & Tecnologia da Informação, o Ministério Público de Goiás promoveu um debate sobre crimes cibernéticos e os desafios em como combate-los.
A coordenação do curso foi da Dra. Daniela Bruna Vendrúscolo, da Escola Superior do MPGO, que tem como Diretor o Promotor de Justiça Spiridon N. Anyfantis.
Tive a oportunidade em ministrar duas palestras:
- A engenharia social e a inteligência cibernética no contexto dos crimes eletrônicos
- Investigação de Crimes Cibernéticos
Destaco a importância da participação, no referido curso, de Delegados de Polícia da Polícia Federal, da Polícia Civil de Goiás, integrantes da Embaixada dos Estados Unidos e Promotores de Justiça de Goiás.
No entando, acredito que o aspecto importante foi a participação dos magistrados de Goiás, destinatários dos pedidos cautelares encaminhados pelas autoridades policiais. Assim, eles podem ter a visão de como ocorre o crime cibernético e como ele pode ser combatido, dentro dos limites constitucionais e legais.
As palestras ocorreram dia 21/09 e se estenderão para o dia 28/09, porém com outros palestrantes. Palestraram, além de mim, Aristides F. L. Moura (U.S. Department of Homeland Security), David Farias de Aragão (Delegado da Polícia Federal, PF/MA), Carlos Eduardo Miguel Sobral (Delegado da Polícia Federal, PF/DF), Pedro Paulo Marques (Delegado de Polícia Civil, PCMG).
Comentários