Pular para o conteúdo principal

Dica de antivírus gratuito: Comodo Internet Security e sua "caixa de areia"

Faz muito tempo que não escrevo sobre o assunto "antivírus". Uma, por falta de opções e, outra, por falta de tempo mesmo. Acredito que a opção de antivírus gratuito, descrita neste artigo, é, atualmente, uma das melhores e com mais opções de segurança.

Escrevi sobre antivírus várias vezes, em 2009 e 2010. O principal artigo, não só por ser mais lido, mas por trazer vários aspectos a considerar na escolha do melhor antivírus (gratuito ou não), é:
Qual o melhor antivírus? (update)
O Comodo Internet Security, que pode ser baixado aqui, na versão gratuita possui as seguintes características e funcionalidades:
  • Antivirus, Anti-Spyware, Anti-Rootkit Bot & proteção
  • Defende o PC de ataques pela Internet
  • Detecta e elimina vírus
  • Impede que malware seja instalado no PC
  • Auto Tecnologia Sandbox ™ ("caixa de areia")
  • Fácil instalação, configuração e uso
  • Gratuito para os usuários de negócios e em casa
Segundo uma avaliação feita pelo site Seu Micro Seguro, a taxa de detecção é de mais de 93%, o que o torna um dos melhores antivírus gratuitos disponíveis. O Victor Hugo, editor do site referido, enumerou os prós e contras do antivírus gratuito. Veja:

Prós


Novo modo de escaneamento rápido
Tecnologia TrustConnect para conexões seguras
Muitas ferramentas de detecção que atuam de forma sincronizada
Conta com um dos melhores firewalls do mercado
Faz uso também da proteção baseada na tecnologia das nuvens
Produto em constante evolução e com um arquitetura inovadora
Baixo consumo de memória RAM e de recursos do computador


Contras


Ainda um programa difícil para o usuário básico do computador
Limpeza da sua sandbox tem de ser feita manualmente
Arquivos excluídos da quarentena permanecem na pasta de restauração do Windows

Veja o vídeo de avaliação feito pelo Victor Hugo:


Para quem quiser saber como funciona e configurar uma "caixa de areia" (sandbox), leia o texto da PCWorld, sugerido pelo leitor Adelir J. Schuler Junior, neste link. As principais finalidades e formas de proteção de uma sandbox são (adaptação das informadas no texto referido):
  • Rodar automaticamente ou manualmente um programa desconhecido em uma sandbox, como proteção caso ele contenha vírus, spyware ou malware.
  • Outra opção, é rodar o navegador dentro de uma caixa de areia para se prevenir contra danos causados por possíveis infecções enquanto você navega, que é a origem mais comum dos malwares.
  • Importante aspecto de proteção é a possibilidade de rodar o navegador dentro de uma sandbox para impedir que malware, que eventualmente esteja alojado em seu computador, capture dados de login, senha ou detalhes de pagamento em bancos e sites de comércio eletrônico.
O IDG Now! também publicou um artigo recentemente, sugerindo a adoção da proteção por uma sandbox: clique aqui.

As outras opções do antivírus da Comodo podem ser visualisadas neste link (clique).

Dúvidas, sugestões, críticas etc.? Comente aqui.

Comentários

Caro Emerson, parece uma ótima alternativa mesmo considerando os contras apresentados.
Vou rodar em uma máquina de testes e se o resultado for bom eu informo para você.
Um abraço,
Claudio

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Controlar ou não os que os filhos vêem e fazem na web?

Essa pergunta sempre me é feita por alguma pessoa durante os cursos e palestras que ministro. E a resposta que dou é sim, temos de controlar, mesmo que moderadamente, o que os filhos estão fazendo virtualmente. Conforme divulgado pela INFO , já em 2004 a preocupação com o assunto era grande, pois “ crianças e adolescentes brasileiros entre 10 e 14 anos acessam a internet em casa e não são controlados ou censurados pelos pais ”. Na pesquisa, realizada pela Módulo Education Center em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, chegou-se ao dado preocupante de que 50% dos pais não sabiam o que os filhos faziam na internet. Se a preocupação já era grande 5/6 anos atrás, quando não havia a frede das redes de relacionamento social como Orkut, Sonico, Facebook etc. e dos blogs ou microblogs, imaginem agora com tudo isso. E mais: as crianças, com 3, 4, 5, 6, …, 9 anos já estão usando, compulsivamente, a web e os sites de relacionamento. Mas nada está perdido! Felizmente j...

Crimes virtuais: como proceder??

Nos finais de ano ou próximo às festividades mais importantes, há sempre um número recorde de textos e postagens, em sites e blogs de segurança na web, orientando os usuários da internet em como fazer compras de maneira segura e com o mínimo de riscos, o que é muito positivo. Porém, não tem como não fazer algumas considerações a respeito daqueles que, a despeito de todas as orientações, por algum motivo ou outro, acabam sendo vítimas de crimes virtuais , principalmente as fraudes eletrônicas, seja com a subtração de valores de contas bancárias, seja com utilização de cartões de crédito e/ou débito. Percebe-se que o usuário-vítima, em primeiro momento, procura recompor sua perda financeira diretamente na instituição bancária, o que é de todo compreensível. Quem fica satisfeito em sofrer prejuízo econômico e não vai atrás daquilo que lhe tiraram? No entanto, a sugestão importante , até para que a polícia possa ter o conhecimento real sobre esse tipo de crime, é de que a pess...