Ao ministrar palestras em escolas, instituições, universidades etc., vários pais, ao final da explanação, vêm me questionar sobre ferramentas e formas de acompanhamento dos filhos na web. Existem várias ferramentas, algumas livres e sem custos, mas com poucas funcionalidades. Já escrevi sobre o assunto há dois anos (janeiro de 2010):
Controlar ou não o que os filhos veem e fazem na web?
Este post, que não tem só o objetivo de disseminar a ideia de acompanhamento dos filhos pelos pais e de apresentar uma ferramenta nacional, visa distribuir, durante um período de 15 dias, contados do dia 20/01/2012, 5 licenças aos pais que tiverem interesse em testa-la. No entanto, a principal recomendação, antes da instalação de qualquer ferramenta: sem conversa entre pais e filhos quanto ao uso seguro da web não adianta o autoritarismo do controle!
Veja uma reportagem sobre "Os perigos que a internet esconde", clicando aqui.
A ferramenta de qual falo é o Kidux, desenvolvido na empresa Kix Informática S.A., de Leandro Rodrigo Saad Cruz, em Curitiba, Paraná.
O Kidux, que pode ser testado neste link, é uma ferramenta para os pais participarem da vida online dos seus filhos, saber dos interesses das crianças/adolescentes e tomar as ações necessárias para educá-las no uso correto da Internet. Segundo Leandro, "quando não se sabe o que as crianças fazem na Internet, não é possível educar". Segundo a divulgação da empresa:
Os pais precisam conversar com seus filhos, sabendo dos interesses deles e com quem eles conversam. O Kidux serve pra isso e é uma ferramenta muito fácil de usar. Ao contrário do que existe no mercado hoje em dia, o Kidux não requer que os pais entendam de computador, nem exige muito tempo.
Para iniciar a usar - e testar gratuitamente por 30 dias - o usuário deve se cadastrar no site do Kidux e fazer o download e instalação do software em todos os computadores que as crianças, ou adolescentes, usam. Depois de instalado, o Kidux coleta informações, como sites acessados e conversas de MSN, e faz o envio de maneira segura para o banco de dados do sistema, excluindo senhas, números de cartão de crédito e outras informações sigilosas.
Para acompanhar, os pais podem entrar no site - www.kidux.com.br -, logar-se e acompanhar a atividade dos filhos, fazendo os ajustes que acharem necessários, como bloquear páginas, contatos de MSN ou limitar os horários de uso do computador.
Desktop de visualização do Kidux via web |
Depois da instalação, não é necessário configurar nada no computador das crianças, podendo o monitoramento ser feito remotamente e de maneira oculta. Além da facilidade, os usuários ainda contam com funcionalidades como:
- a visualização remota da tela do computador
- tratamento adequado a redes sociais
- filtro automático de sites inadequados.
O Kidux, a partir de fevereiro de 2012, tem duas opções de investimento:
Plano Básico: R$ 9,90 por mês
Plano Premium: R$ 24,90 por mês para toda família, não importa em quantos computadores ele seja instalado (apenas para os computadores de uma família).
Para participar da promoção e concorrer às licenças (por sorteio através do Sorteie.me) o leitor tem de:
Seguir as arrobas @EmersonWendt e @Kidux e dar RT no seguinte texto:
Para concorrer a 5 licenças do Kidux, ferramenta de controle de pais, siga @EmersonWendt e @Kidux e dê RT neste link: http://kingo.to/XCP.
Comentários