Pular para o conteúdo principal

Evento: PoaSec OpenDay

O PoaSec OpenDay é uma iniciativa de expandir para o público em geral os encontros mensais do PoaSec, oferecendo aos profissionais da região um evento inovador e de qualidade.

O evento será realizado dia 25 de Maio no Cafe de La Musique, buscando proporcionar aos participantes uma experiência incomum, fora dos padrões dos eventos tradicionais de Segurança e Tecnologia da Informação.

Além das palestras, o evento contará com um debate e com a realização de diversas atividades com a finalidade de proporcionar interação entre os participantes e um melhor aproveitamento do conteúdo abordado.

Tema

Durante o PoaSec OpenDay, serão discutidos temas relativos a Segurança da Informação em um modelo computacional que vem ganhando mais e mais importância: a Computação em Nuvem. Tema esse que tem gerado muita discussão entre os profissionais da área, em especial quanto a conceituação e formas seguras de se utilizar das vantagens desse modelo.

Público Alvo

Estima-se um número aproximado de 120 participantes, incluindo profissionais de Segurança e Tecnologia da Informação em níveis executivos, gerenciais e técnicos que já atuem com a computação em nuvem, ou que queiram saber mais sobre o assunto.

Programação

08:00 - 08:30 - Credenciamento
08:30 - 09:00 - Abertura
09:00 - 09:45 - Computação em nuvens? Será que corro risco sem saber? Cássio Quaresma
09:45 - 10:30 - Como analisar os impactos de segurança na era das nuvens? Cassio Râmos
10:30 - 11:00 - Coffee Break
11:00 - 11:45 - Minha infraestrututura está preparada para as nuvens? Jeronimo Zucco
11:45 - 12:30 - Padronizar a Nuvem, é possível? Leonardo Goldim e Marcelo Vighi
12:30 - 14:00 - Almoço no local
14:00 - 14:45 - É possível evitar vazamento de informações em nuvem? Luiz E. Gava
14:45 - 15:30 - Se as informações estão distribuídas, e os criminosos? Émerson Wendt e Cristano Ritta
15:30 - 16:00 - Coffee Break
16:00 - 16:45 - Com toda complexidade em nuvem, há necessidade de governança? Vladimir Bidniuk
16:45 - 17:30 - Estão mais nas nuvens: as aplicações ou quem as desenvolve? L. Gustavo C. Barbato
17:30 - 18:30 - Debate final
18:30 - 19:00 - Encerramento

Inscrições
Entre em contato com a comissão organizadora: openday@poasec.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Como ter acessso aos livros de Emerson Wendt?

Resolvi fazer esta postagem em virtude dos questionamentos em como adquirir os livros que escrevi/organizei/participei com colegas e amigos do RS e outros Estados, além de autores fora do Brasil. Assim, lá vai, inclusive os que estão para download: Livro, em recurso eletrônico (eBook), publicado em 2011 em parceria com a Editora Delpos. Avalia os aspectos sobre a (in)segurança virtual no Brasil, desde o contexto da guerra cibernética, o cibercrime e os incidentes na Internet e como eles são/deveriam ser avaliados sob a ótica da atividade de inteligência. Link para download: Academia.edu . 2ª Edição do livro Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação (escrito em parceria com o Dr. Higor Jorge) : - Esgotado!! - eBook: a editora Brasport disponibilizou a aquisição do livro em formato eBook, o que pode ser feito neste link  (1ª Edição) ou neste link (2ª Edição). O preço é mais atraente, pois fica pela metade do valor do livro impresso. 1ª Edição do liv

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Sul :