Pular para o conteúdo principal

Resolvendo problemas no Formspring: hackeamento, ofensas etc.

Formspring é um site de perguntas que cresceu na esteira do Twitter, sendo usado geralmente de forma integrada a ele. O diferencial em relação a ele é que o anonimato é preconizado (leia o que o site diz), exceto se houver alguma violação aos termos da Lei.

O ideal, antes de ter qualquer problema, tentar deixar sua conta configurada de maneira adequada, ou seja: restrita, sem que as pessoas possam lhe fazer perguntas anonimamente! Leia os Termos de Serviço do site e veja o que se adapta melhor aos seus parâmetros de privacidade. No mesmo documento estão as chamadas "proibições gerais".
Leia o artigo anterior, sobre Segurança nas Redes Sociais (Parte II) - Twitter e Formspring
O Formspring alerta que não repassa nenhuma informação de usuário a outros usuários, fazendo-o tão somente em atendimento à Lei (veja a Política de Privacidade). Dúvidas sobre a privacidade podem ser dirimidas através do e-mail privacy@formspring.me: prazo de resposta de 30 dias úteis!!!

Dito isso, vamos às soluções dos principais problemas ocorrentes no Formspring:

1) Conta hackeada: a orientação é seguir os passos normais do "esqueci minha senha", que será enviada ao e-mail cadastrado. Caso não consiga por esse processo simples, o site orienta a enviar um "ticket", preenchendo os dados deste formulário (clique);

2) Desrespeito à propriedade intelectual: se o trabalho de uma pessoa foi copiado ela pode informar ao Copyright Formspring agente as seguintes informações:
- uma assinatura eletrônica ou física da pessoa autorizada a agir em nome do proprietário dos direitos autorais ou propriedade intelectual; uma descrição dos trabalhos protegidos por direitos autorais ou outra propriedade intelectual que você reclama ter sido infringida; uma descrição de onde o material que você alega estar infringindo está localizado no site; seu endereço, número de telefone e endereço eletrônico; uma declaração sua de que você tem esteja de boa fé e que o uso contestado não seja autorizado pelo proprietário dos direitos autorais, seu agente ou pela lei; uma declaração sua, feita sob pena de perjúrio (indicação do site, porém este delito não é previsto no Brasil!), que as informações supramencionadas em seu aviso são precisas e que você é o proprietário dos direitos autorais ou propriedade intelectual ou está autorizado a agir sobre os direitos autorais ou do proprietário do imóvel nome intelectual.
Para onde enviar estes dados? O "Agente Formspring", neste caso, pode ser contatado da seguinte forma: - Pelo correio: Agente de Direitos Autorais, Formspring, Rua Howard 182, PMB # 531, San Francisco, CA 94105, EUA; - Pelo fax: 1 (888) 688-5964 e e-mail: copyright@formspring.me; 

3) Casos de assédio, ameaças e/ou crimes contra a honra: o ideal é não chegar a este passo, principalmente evitando-se a possibilidade de perguntas anônimas e/ou não as respondendo. Bom, caso tenha ultrapassado esse limite, a sugestão é enviar um "ticket", neste link (já traduzido), incluindo: nome de usuário (se tiver); primeiro e último nome; nome do usuário e/ou a URL para a conta da pessoa que lhe ameaçou, difamou, caso seja conhecido; copie e cole o conteúdo ofensivo em seu ticket, caso seja possivel; também, copie e cole a URL com o conteúdo ofensivo, e; por fim, faça uma descrição do fato/circunstância. Veja mais detalhes clicando aqui.

4) Atuação das forças policiais: O formulário "Law Enforcement Subpoena/Warrant Services" (Intimação/Mandados) está disponível através do seguinte link:



Se não conseguir acessar diretamente, dentro do site clique em "About" - "Contact us" - "Law Enforcement Agency", nesta ordem. Você deve conseguir acessar o folmulário específico. Neste caso, quando da atuação das forças policiais, é importante lembrar que há possibilidade de solicitar a retirada de um perfil e/ou de uma ofensa, solicitando que sejam guarnecidas provas até chegada de ordem judicial (expedida e traduzida na Justiça brasileira, preenchendo-se os itens previstos no MLAT, e enviando-a, através do Ministério da Justiça, para os Estados Unidos, visando o cumprimento.

Espero que este artigo lhes ajude!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Como ter acessso aos livros de Emerson Wendt?

Resolvi fazer esta postagem em virtude dos questionamentos em como adquirir os livros que escrevi/organizei/participei com colegas e amigos do RS e outros Estados, além de autores fora do Brasil. Assim, lá vai, inclusive os que estão para download: Livro, em recurso eletrônico (eBook), publicado em 2011 em parceria com a Editora Delpos. Avalia os aspectos sobre a (in)segurança virtual no Brasil, desde o contexto da guerra cibernética, o cibercrime e os incidentes na Internet e como eles são/deveriam ser avaliados sob a ótica da atividade de inteligência. Link para download: Academia.edu . 2ª Edição do livro Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação (escrito em parceria com o Dr. Higor Jorge) : - Esgotado!! - eBook: a editora Brasport disponibilizou a aquisição do livro em formato eBook, o que pode ser feito neste link  (1ª Edição) ou neste link (2ª Edição). O preço é mais atraente, pois fica pela metade do valor do livro impresso. 1ª Edição do liv

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Sul :