Pular para o conteúdo principal

Resolvendo problemas no Formspring: hackeamento, ofensas etc.

Formspring é um site de perguntas que cresceu na esteira do Twitter, sendo usado geralmente de forma integrada a ele. O diferencial em relação a ele é que o anonimato é preconizado (leia o que o site diz), exceto se houver alguma violação aos termos da Lei.

O ideal, antes de ter qualquer problema, tentar deixar sua conta configurada de maneira adequada, ou seja: restrita, sem que as pessoas possam lhe fazer perguntas anonimamente! Leia os Termos de Serviço do site e veja o que se adapta melhor aos seus parâmetros de privacidade. No mesmo documento estão as chamadas "proibições gerais".
Leia o artigo anterior, sobre Segurança nas Redes Sociais (Parte II) - Twitter e Formspring
O Formspring alerta que não repassa nenhuma informação de usuário a outros usuários, fazendo-o tão somente em atendimento à Lei (veja a Política de Privacidade). Dúvidas sobre a privacidade podem ser dirimidas através do e-mail privacy@formspring.me: prazo de resposta de 30 dias úteis!!!

Dito isso, vamos às soluções dos principais problemas ocorrentes no Formspring:

1) Conta hackeada: a orientação é seguir os passos normais do "esqueci minha senha", que será enviada ao e-mail cadastrado. Caso não consiga por esse processo simples, o site orienta a enviar um "ticket", preenchendo os dados deste formulário (clique);

2) Desrespeito à propriedade intelectual: se o trabalho de uma pessoa foi copiado ela pode informar ao Copyright Formspring agente as seguintes informações:
- uma assinatura eletrônica ou física da pessoa autorizada a agir em nome do proprietário dos direitos autorais ou propriedade intelectual; uma descrição dos trabalhos protegidos por direitos autorais ou outra propriedade intelectual que você reclama ter sido infringida; uma descrição de onde o material que você alega estar infringindo está localizado no site; seu endereço, número de telefone e endereço eletrônico; uma declaração sua de que você tem esteja de boa fé e que o uso contestado não seja autorizado pelo proprietário dos direitos autorais, seu agente ou pela lei; uma declaração sua, feita sob pena de perjúrio (indicação do site, porém este delito não é previsto no Brasil!), que as informações supramencionadas em seu aviso são precisas e que você é o proprietário dos direitos autorais ou propriedade intelectual ou está autorizado a agir sobre os direitos autorais ou do proprietário do imóvel nome intelectual.
Para onde enviar estes dados? O "Agente Formspring", neste caso, pode ser contatado da seguinte forma: - Pelo correio: Agente de Direitos Autorais, Formspring, Rua Howard 182, PMB # 531, San Francisco, CA 94105, EUA; - Pelo fax: 1 (888) 688-5964 e e-mail: copyright@formspring.me; 

3) Casos de assédio, ameaças e/ou crimes contra a honra: o ideal é não chegar a este passo, principalmente evitando-se a possibilidade de perguntas anônimas e/ou não as respondendo. Bom, caso tenha ultrapassado esse limite, a sugestão é enviar um "ticket", neste link (já traduzido), incluindo: nome de usuário (se tiver); primeiro e último nome; nome do usuário e/ou a URL para a conta da pessoa que lhe ameaçou, difamou, caso seja conhecido; copie e cole o conteúdo ofensivo em seu ticket, caso seja possivel; também, copie e cole a URL com o conteúdo ofensivo, e; por fim, faça uma descrição do fato/circunstância. Veja mais detalhes clicando aqui.

4) Atuação das forças policiais: O formulário "Law Enforcement Subpoena/Warrant Services" (Intimação/Mandados) está disponível através do seguinte link:



Se não conseguir acessar diretamente, dentro do site clique em "About" - "Contact us" - "Law Enforcement Agency", nesta ordem. Você deve conseguir acessar o folmulário específico. Neste caso, quando da atuação das forças policiais, é importante lembrar que há possibilidade de solicitar a retirada de um perfil e/ou de uma ofensa, solicitando que sejam guarnecidas provas até chegada de ordem judicial (expedida e traduzida na Justiça brasileira, preenchendo-se os itens previstos no MLAT, e enviando-a, através do Ministério da Justiça, para os Estados Unidos, visando o cumprimento.

Espero que este artigo lhes ajude!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Controlar ou não os que os filhos vêem e fazem na web?

Essa pergunta sempre me é feita por alguma pessoa durante os cursos e palestras que ministro. E a resposta que dou é sim, temos de controlar, mesmo que moderadamente, o que os filhos estão fazendo virtualmente. Conforme divulgado pela INFO , já em 2004 a preocupação com o assunto era grande, pois “ crianças e adolescentes brasileiros entre 10 e 14 anos acessam a internet em casa e não são controlados ou censurados pelos pais ”. Na pesquisa, realizada pela Módulo Education Center em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, chegou-se ao dado preocupante de que 50% dos pais não sabiam o que os filhos faziam na internet. Se a preocupação já era grande 5/6 anos atrás, quando não havia a frede das redes de relacionamento social como Orkut, Sonico, Facebook etc. e dos blogs ou microblogs, imaginem agora com tudo isso. E mais: as crianças, com 3, 4, 5, 6, …, 9 anos já estão usando, compulsivamente, a web e os sites de relacionamento. Mas nada está perdido! Felizmente j...

Crimes virtuais: como proceder??

Nos finais de ano ou próximo às festividades mais importantes, há sempre um número recorde de textos e postagens, em sites e blogs de segurança na web, orientando os usuários da internet em como fazer compras de maneira segura e com o mínimo de riscos, o que é muito positivo. Porém, não tem como não fazer algumas considerações a respeito daqueles que, a despeito de todas as orientações, por algum motivo ou outro, acabam sendo vítimas de crimes virtuais , principalmente as fraudes eletrônicas, seja com a subtração de valores de contas bancárias, seja com utilização de cartões de crédito e/ou débito. Percebe-se que o usuário-vítima, em primeiro momento, procura recompor sua perda financeira diretamente na instituição bancária, o que é de todo compreensível. Quem fica satisfeito em sofrer prejuízo econômico e não vai atrás daquilo que lhe tiraram? No entanto, a sugestão importante , até para que a polícia possa ter o conhecimento real sobre esse tipo de crime, é de que a pess...