Pular para o conteúdo principal

Os crimes cibernéticos e a proteção do conhecimento sensível – Ciclo de palestras da ABIN no RS

imageNos próximos dois meses vou participar do Ciclo de Palestras da Agência Brasileira de Inteligência – ABIN – no Rio Grande do Sul. A primeira palestra está programada para acontecer em 16 de setembro de 2010, na cidade de Caxias do Sul, conforme o folder do evento (clique aqui) e a seguinte agenda:

8h30min Recepção dos Convidados
9h Abertura
9h10min A Proteção do Conhecimento Sensível - Eduardo Arthur Izycki, Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
10 horas Coffe-Break
10h15min Investigação dos Crimes Praticados em Ambiente Virtual - Emerson Wendt, DRCI/Polícia Civil do Rio Grande do Sul
11h15min Introdução a uso da Criptografia na Internet – César Luís Bernardo, Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
12h Intervalo Almoço
14h Segurança da Informação – Aspectos Culturais - Thiago Berto, PBI - Segurança da Informação.
14h50min Um panorama atual dos Ataques via Internet – Maria de Fátima Webber do Prado Lima e Jerônimo Zucco – Universidade de Caxias do Sul (UCS).
15h45min Coffee break
16h Segurança em Redes Sociais – Robertson Frizero Barros - Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
17h Debate: Crimes Cibernéticos e Proteção do Conhecimento Sensível
Abin / DRCI/ PBI / UCS

17h45min Encerramento


Ministrantes:
 
- Eduardo Arthur Izycki: Oficial de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência, lotado na sede do órgão em Brasília, atuando na Coordenação-Geral de Proteção do Conhecimento Sensível
- Emerson Wendt: Delegado de Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos do Departamento Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil do RS. Professor dos cursos de Inteligência de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Coordenador e Professor da disciplina de Inteligência Policial da Academia de Polícia Civil do RS.
- César Luiz Bernardo: Oficial de Inteligência atuando na área de Contra-Inteligência, no Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível (PNPC), na Superintendência Estadual do Mato Grosso do Sul
- Thiago Berto: Sócio-fundador e diretor de Negócios da PBI - Segurança da Informação, possuindo mais de 11 anos de experiência na área e ainda algumas das mais importantes certificações no segmento de TI, tais como Microsoft Certified Systems Engineer, Red Hat Certified Engineer e Certificação ITIL Foundations.
- Maria de Fátima Webber do Prado Lima: doutora em Informática na Educação, mestre em Ciência da Computação na área de redes de computadores. Professora e pesquisadora da UCS. Possui atuação na área de redes de computadores onde ministra disciplinas na graduação e no pós-graduação. Atuou como coordenadora da rede da UCS durante 9 anos.
- Jerônimo Zucco: é certificado CISSP (Certified Information Systems Security Professional), Bacharel em Ciência da Computação e Pós-Graduado em Gerência e Segurança de Redes de Computadores. Atua na área de segurança de sistemas a 10 anos e trabalha no Núcleo de Processamento de Dados da UCS.
- Robertson Frizero Barros: Oficial de Inteligência atuando na área de Contra-Inteligência, no Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível (PNPC), na Superintendência Estadual do Rio Grande do Sul. Formado em Ciências Navais pela Escola Naval, foi Oficial do Corpo de Intendentes da Marinha.


Informações Gerais e Inscrições:
Local: Sala Florense – Bloco M – Cidade Universitária
Público: alunos, professores, funcionários e empresas parceiras da UCS.
Valor: Gratuito
Inscrições no site da UCS neste link.
Informações pelo e-mail: andresa.colloda@ucs.br.


Organização: Coordenadoria de Inovação, Desenvolvimento e Extensão - Escritório de Transferência de Tecnologia – ETT (sala 301, bloco A):
Andresa Colloda – andresa.colloda@ucs.br (54-3218.2148 ou ramal 2148)
Andréa Venturini Pavan – avpavan@ucs.br
Agência Brasileira de Inteligência –Abin

Observação importante: O Ciclo de Palestras da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), tratando do tema "Os  Crimes Cibérneticos e a Proteção do Conhecimento Sensível" está inserida na Semana Acadêmica do Centro de Computação e Tecnologia da Informação - CCTI. A programação completa da Semana Acadêmica está no site da UCS: http://www.ucs.br/portais/ccti/eventos/.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Controlar ou não os que os filhos vêem e fazem na web?

Essa pergunta sempre me é feita por alguma pessoa durante os cursos e palestras que ministro. E a resposta que dou é sim, temos de controlar, mesmo que moderadamente, o que os filhos estão fazendo virtualmente. Conforme divulgado pela INFO , já em 2004 a preocupação com o assunto era grande, pois “ crianças e adolescentes brasileiros entre 10 e 14 anos acessam a internet em casa e não são controlados ou censurados pelos pais ”. Na pesquisa, realizada pela Módulo Education Center em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, chegou-se ao dado preocupante de que 50% dos pais não sabiam o que os filhos faziam na internet. Se a preocupação já era grande 5/6 anos atrás, quando não havia a frede das redes de relacionamento social como Orkut, Sonico, Facebook etc. e dos blogs ou microblogs, imaginem agora com tudo isso. E mais: as crianças, com 3, 4, 5, 6, …, 9 anos já estão usando, compulsivamente, a web e os sites de relacionamento. Mas nada está perdido! Felizmente j...

Crimes virtuais: como proceder??

Nos finais de ano ou próximo às festividades mais importantes, há sempre um número recorde de textos e postagens, em sites e blogs de segurança na web, orientando os usuários da internet em como fazer compras de maneira segura e com o mínimo de riscos, o que é muito positivo. Porém, não tem como não fazer algumas considerações a respeito daqueles que, a despeito de todas as orientações, por algum motivo ou outro, acabam sendo vítimas de crimes virtuais , principalmente as fraudes eletrônicas, seja com a subtração de valores de contas bancárias, seja com utilização de cartões de crédito e/ou débito. Percebe-se que o usuário-vítima, em primeiro momento, procura recompor sua perda financeira diretamente na instituição bancária, o que é de todo compreensível. Quem fica satisfeito em sofrer prejuízo econômico e não vai atrás daquilo que lhe tiraram? No entanto, a sugestão importante , até para que a polícia possa ter o conhecimento real sobre esse tipo de crime, é de que a pess...