Pular para o conteúdo principal

Leitura recomendada: novidades sobre a (in)segurança virtual, OS e aplicativos práticos

Leitura Recomendada O leitura recomendada deste sábado traz coisas boas e ruins. As boas primeiro, é claro! E depois, as não tão boas e as ruins. Talvez você possa encontrar algumas misturadas, mas fazer parte dessa miscelânea virtual. Esta semana foi recheada de notícias relacionadas às áreas de TI, Segurança da Informação e Cyber Security. Vamos a elas:

IG Tecnologia:

Ubuntu 10.04 RC está disponível para download:

A equipe de desenvolvimento do Ubuntu anunciou nesta quinta-feira que a versão RC1 do Ubuntu 10.04 (codinome Lucid Lynx) já está disponível para download. Este é o último passo no ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 10.04, que deve ter seu lançamento oficial no próximo dia 29 de Abril. Leia mais aqui.

Facebook e Microsoft lançam o Docs.com e divulgam informações sobre a Open Graph:

O Facebook anunciou ontem, na conferência de desenvolvedores da empresa em São Francisco, a F8, sua união com a Microsoft para a criação do serviço Docs.com, um concorrente em potencial para o Google Docs. Leia mais aqui.

Terra Tecnologia:

Universidade Anhembi Morumbi abre inscrições via Facebook:

A Universidade Anhembi Morumbi está anunciando inscrições para seu vestibular por meio de um canal que parece bastante eficaz: a rede social Facebook. Leia mais aqui.

Anonimato na internet tem seu lado sombrio

Taffy Brodesser-Akner - Em fevereiro, escrevi para o site Salon.com um artigo sobre o distúrbio de estresse traumático pós-parto de que sofri depois do traumático parto do meu filho. Infelizmente, foi um artigo que pude escrever em primeira pessoa, e nele eu discutia estatísticas, pesquisas e minha ambivalência inicial quanto a um diagnóstico que parecia mais apropriado para veteranos de guerra e vítimas de estupro. O texto não tinha o objetivo de evocar simpatia, e sim o de informar. Além disso, dado o volume de antidepressivos que eu vinha usando, eu não conseguia nem mesmo ter pena de mim mesma. Leia mais aqui.

Empresa alerta para risco de ciberataques durante o mundial

Os piratas informáticos aproveitarão a Copa do Mundo do futebol da África do Sul-2010 para atacar os fãs do esporte, alertou em Bogotá a companhia Symantec em um relatório, divulgado esta sexta-feira, sobre as ameaças à segurança na internet. Leia mais aqui.

R7 Tecnologia:

Governos tentam conter invasão de privacidade em redes sociais

Autoridades discutem como proteger dados deixados em sites como Orkut e Facebook. Ao longo dos seis últimos anos, as redes sociais vêm sendo o fenômeno de maior destaque na internet e conectam mais de 1 bilhão de pessoas ansiosas por trocar vídeos, fotos ou votos de aniversário. Esses sites, liderados pelo Facebook, com 400 milhões de usuários, dependem da disposição dos usuários de compartilhar grande volume de informações pessoais com redes cada vez maiores de "amigos," sejam pessoas que de fato conhecem e encontram eventualmente, ou aquelas que conhecem virtualmente pela internet. Leia mais aqui.

IDG Now!:

5 ajustes indispensáveis para controlar a sua privacidade no Facebook

Privacidade tem sido um tema espinhoso para o Facebook. Há três anos, a rede social revelou seu projeto de publicidade Beacon – e o resultado foi uma ação coletiva na Justiça. As mudanças na privacidade divulgadas em dezembro, concebidas para encorajar ainda mais o compartilhamento de informações, atraiu uma saraivada de criticas. E esta semana, na conferência F8, o Facebook anunciou mais mudanças que afetam a privacidade dos usuários. Leia mais aqui.

Bom, são essas as sugestões de leitura. Eram para ser poucos, mas como falei no início a semana foi intensa! Boa leitura. Sugestões e críticas? Deixe seu comentário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Controlar ou não os que os filhos vêem e fazem na web?

Essa pergunta sempre me é feita por alguma pessoa durante os cursos e palestras que ministro. E a resposta que dou é sim, temos de controlar, mesmo que moderadamente, o que os filhos estão fazendo virtualmente. Conforme divulgado pela INFO , já em 2004 a preocupação com o assunto era grande, pois “ crianças e adolescentes brasileiros entre 10 e 14 anos acessam a internet em casa e não são controlados ou censurados pelos pais ”. Na pesquisa, realizada pela Módulo Education Center em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, chegou-se ao dado preocupante de que 50% dos pais não sabiam o que os filhos faziam na internet. Se a preocupação já era grande 5/6 anos atrás, quando não havia a frede das redes de relacionamento social como Orkut, Sonico, Facebook etc. e dos blogs ou microblogs, imaginem agora com tudo isso. E mais: as crianças, com 3, 4, 5, 6, …, 9 anos já estão usando, compulsivamente, a web e os sites de relacionamento. Mas nada está perdido! Felizmente j...

Crimes virtuais: como proceder??

Nos finais de ano ou próximo às festividades mais importantes, há sempre um número recorde de textos e postagens, em sites e blogs de segurança na web, orientando os usuários da internet em como fazer compras de maneira segura e com o mínimo de riscos, o que é muito positivo. Porém, não tem como não fazer algumas considerações a respeito daqueles que, a despeito de todas as orientações, por algum motivo ou outro, acabam sendo vítimas de crimes virtuais , principalmente as fraudes eletrônicas, seja com a subtração de valores de contas bancárias, seja com utilização de cartões de crédito e/ou débito. Percebe-se que o usuário-vítima, em primeiro momento, procura recompor sua perda financeira diretamente na instituição bancária, o que é de todo compreensível. Quem fica satisfeito em sofrer prejuízo econômico e não vai atrás daquilo que lhe tiraram? No entanto, a sugestão importante , até para que a polícia possa ter o conhecimento real sobre esse tipo de crime, é de que a pess...