O #leiturarecomenda de ontem trouxe apenas notícias sobre o Marco Civil da Internet no Brasil. Porém, não poderia deixar de mencionar alguns bons artigos e notícias que li nesta semana, relacionados à cibersegurança, cibercriminosos, ciberguerra, vírus e cavalos de tróia.
Threatpost/Br: Eugene Kaspersky: Tudo na internet está sob ataque
Tudo – e todo mundo – na internet está sob ataque. De celulares a internautas, passando por serviços e softwares, e até geladeiras e torradeiras online. Enfim qualquer coisa que possua um endereço IP pode ser alvo de cibercriminosos. Leia mais aqui sobre a opinião de Eugene Kaspersky.
Terra Tecnologia: Comando de Guerra Cibernética americano vê lacuna em leis
O tenente-general Keith Alexander, o oficial promovido ao comando da nova unidade, escreveu a membros do Comitê das Forças Armadas do Senado para informar que a guerra via redes de computação estava evoluindo com tamanha rapidez que existia "um descompasso entre nossa capacidade técnica de conduzir operações e as leis e diretrizes que regem nossas atividades". Leia mais aqui.
A empresa Sophos, especializada em produtos de segurança para usuários de internet, lançou hoje um alerta aos jogadores do “Farm Town”, popular game online disponibilizado na rede social Facebook.
De acordo com Graham Cluley, especialista em segurança da Sophos, usuários do jogo estão recebendo falsos avisos de segurança em uma tentativa de enganar os mais desavisados a instalarem códigos maliciosos ou disponibilizarem detalhes de seus cartões de crédito. Leia mais aqui.
G1 Tecnologia: Novo vírus “chantageia” usuários que baixam conteúdo pornô
Um novo tipo de vírus virtual infecta computadores que utilizam uma rede de compartilhamento de arquivos e publica o histórico de navegação em um site para chantagear os usuários, pedindo dinheiro em troca da remoção dos dados.
O vírus do tipo Trojan, ou Cavalo de Tróia, que têm o objetivo de roubar dados, é jáponês e se instala nos computadores de usuários que utilizam o popular serviço de compartilhamento de arquivos chamado Winni, usado por 200 milhões de pessoas. Leia mais aqui.
Estadão: Crimes virtuais cresceram 6.513% no país em cinco anos, diz estudo
SÃO PAULO - O número de fraudes na internet cresceu 6.513% no País entre 2004 e 2009. Os dados são do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. Segundo o delegado José Mariano de Araújo Filho, da Unidade de Inteligência Policial do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic), os números se referem às queixas feitas por administradores de redes, mas o total de fraudes pode ser bem maior. Leia mais aqui.
Ps. aos leitores do Blog: esta última notícia não condiz exatamente com a realidade, pois que a afirmação foi feita com base em dados do CERT.br, os quais não revelam, necessariamente, que cada incidente é um crime virtual!!! Então, leia a notícia com cuidado!!
Boa leitura!!
Comentários