Pular para o conteúdo principal

Leitura Recomendada: avatares, redes sociais x benefícios x riscos

Leitura Recomendada O Leitura Recomendada deste sábado limitar-se-á às notícias da semana relativas às redes sociais, principalmente Twitter e Facebook, sobre as quais houve um número razoável de divulgações:

IDG Now!: Rede chinesa de ciberespionagem usa Twitter em ataques

Pesquisadores dos EUA e do Canadá estão rastreando uma sofisticada rede de espionagem cibernética  baseada na China, chamada Shadow, que tem como alvo computadores em vários países, incluindo os sistemas pertencentes ao governo indiano e suas bases militares. Leia mais aqui.

IG Tecnologia: Partido Trabalhista britânico demite candidato por “tweet”

O Partido Trabalhista britânico demitiu um candidato ao Parlamento nesta sexta-feira por ter publicado comentários ofensivos no Twitter, envergonhando o primeiro-ministro Gordon Brown, a semanas de uma eleição. O candidato do distrito escocês de Moray, Stuart MacLennan, publicou comentários com palavrões sobre seu partido e sobre políticos da oposição, além de celebridades e pessoas locais no serviço de microblog. Leia mais aqui.

Terra Tecnologia: Site pago de rede social Moshi Monster foca em crianças

15 milhões de usuários, a maior parte crianças entre sete e 11 anos, já criaram contas no Moshi Monsters (www.moshimonsters.com), que pouco a pouco se aproxima dos líderes do segmento, como o Club Penguin, da Disney. Leia mais aqui.

Terra Tecnologia: Britânicos recorrem ao Facebook para levar pessoas às urnas

Os funcionários dos serviços eleitorais britânicos recorrerão pela primeira vez ao Facebook para encorajar mais pessoas a se registrarem para votar em 6 de maio, depois de uma queda histórica no comparecimento durante as duas eleições nacionais anteriores, informou a organização responsável na sexta-feira. Leia mais aqui.

IDG Now!: Usuários desaprovam de privacidade no Facebook

Os usuários do Facebook estão muito sensíveis em relação à privacidade online, de acordo com pesquisa recentemente publicada pela companhia de segurança de TI Sophos. Leia mais aqui.

IDG Now!: Grupo alemão de defesa do consumidor propõe boicotar Facebook

Um grupo de consumidores da Alemanha tem solicitado aos usuários de internet que não usem o Facebook se a empresa de rede social não voltar atrás nas mudanças propostas em sua política de privacidade. Leia mais aqui.

IDG Now! Golpe do vale-presente no Facebook atrai 40 mil usuários em um só dia

Uma página criada como armadilha no Facebook - e que oferecia cupons de compra de mil dólares na loja Ikea - enganou cerca de 40 mil usuários nesta sexta-feira (9/4). Leia mais aqui.

Fugindo um pouco dos aspectos relacionados às redes sociais, mas não menos importante, cito a notícia e o artigo, respectivamente, do:

R7 Tecnologia & Ciência: Avatares ajudam pessoas a descobrir mentiras

Descobrir quando alguém está falando a verdade poderá ser tornar uma tarefa mais fácil em breve. Cientistas da University College London, na Inglaterra, conseguiram reproduzir o movimento dos olhos de pessoas de carne e osso em versões computadorizadas, os famosos avatares, para saber se alguém está dizendo uma mentira ou uma verdade. Leia mais aqui.

Web Segura: As 10 pessoas da Internet mais “perigosas” que você desconhece

Robert Hansen, mais conhecido pela grande maioria como RSnake, divulgou o que considerou a lista das 10 personalidades ou entidades mais importantes/perigosas da Internet. Leia mais aqui.
 

Bom, por hoje é só! Boa leitura e bom final de semana a todos!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Controlar ou não os que os filhos vêem e fazem na web?

Essa pergunta sempre me é feita por alguma pessoa durante os cursos e palestras que ministro. E a resposta que dou é sim, temos de controlar, mesmo que moderadamente, o que os filhos estão fazendo virtualmente. Conforme divulgado pela INFO , já em 2004 a preocupação com o assunto era grande, pois “ crianças e adolescentes brasileiros entre 10 e 14 anos acessam a internet em casa e não são controlados ou censurados pelos pais ”. Na pesquisa, realizada pela Módulo Education Center em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, chegou-se ao dado preocupante de que 50% dos pais não sabiam o que os filhos faziam na internet. Se a preocupação já era grande 5/6 anos atrás, quando não havia a frede das redes de relacionamento social como Orkut, Sonico, Facebook etc. e dos blogs ou microblogs, imaginem agora com tudo isso. E mais: as crianças, com 3, 4, 5, 6, …, 9 anos já estão usando, compulsivamente, a web e os sites de relacionamento. Mas nada está perdido! Felizmente j...

Crimes virtuais: como proceder??

Nos finais de ano ou próximo às festividades mais importantes, há sempre um número recorde de textos e postagens, em sites e blogs de segurança na web, orientando os usuários da internet em como fazer compras de maneira segura e com o mínimo de riscos, o que é muito positivo. Porém, não tem como não fazer algumas considerações a respeito daqueles que, a despeito de todas as orientações, por algum motivo ou outro, acabam sendo vítimas de crimes virtuais , principalmente as fraudes eletrônicas, seja com a subtração de valores de contas bancárias, seja com utilização de cartões de crédito e/ou débito. Percebe-se que o usuário-vítima, em primeiro momento, procura recompor sua perda financeira diretamente na instituição bancária, o que é de todo compreensível. Quem fica satisfeito em sofrer prejuízo econômico e não vai atrás daquilo que lhe tiraram? No entanto, a sugestão importante , até para que a polícia possa ter o conhecimento real sobre esse tipo de crime, é de que a pess...