Pular para o conteúdo principal

Spams e bankers: é preciso se preocupar?

Em março de 2010 duas divulgações causaram uma preocupação, ao menos a mim. Vejamos-nas antes de fazer os comentários.
Um post do WebSegura.net, aqui, alerta para a colocação do Brasil como o principal propagador de SPAMs nos meses de janeiro e fevereiro/2010, segundo o Panda Security. Leia trecho da reportagem do dia 23/03/2010:
O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking global dos países de origem do spam em Janeiro e Fevereiro. As mensagens de spam foram utilizadas essencialmente para distribuir ameaças ou para vender produtos de forma ilícita, sendo o principal chamariz das técnicas de engenharia social empregues, a promessa de vídeos ou fotos de raparigas daquela nacionalidade. Leia toda reportagem aqui.
Em reportagem, no dia 26/03/2010, do UAI.com.br e vários outros sites de notícias, foi divulgado pela Kaspersky Lab que o Brasil é o principal alvo dos bankers ou “trojansbank”. Veja trecho da reportagem:
Um levantamento feito pela empresa de segurança virtual Kaspersky Lab mostra que, em 2009, o Brasil foi o alvo predileto das ameaças virtuais cujo principal objetivo é roubar dados e senhas bancárias. De acordo com a empresa, que detectou e analisou cerca de 35 mil ameaças diárias ocorridas em 10 países, as máquinas brasileiras foram o endereço de 36% dos ataques. Em seguida vêm China, com 21%, e Espanha, com 8%. Leia toda reportagem aqui.
Essas duas circunstâncias, analisadas conjuntamente, porém sem o efeito dos demais fatores críticos da cibersegurança, revelam que:
- o objetivo comercial é muito forte nos ciberataques direcionados ao/no Brasil;
- o Brasil ainda se encontra muito vulnerável às propagações de pragas digitais;
- os ataques internos, com fins comerciais, são muito grandes e sem controle organizado quanto aos seus efeitos, origens, análise de códigos, mecanismos de propagação etc.;
- os bankers ainda são a principal fonte de renda dos cibercriminosos em virtude de falhas humanas e não necessariamente de sistemas operacionais ou programas de detecção de pragas digitais.
Leia o post do blog de setembro/2009 e saiba como funcionam os vírus que roubam senhas de banco
- em que pese a mídia seguidamente reiterar mecanismos de segurança virtual, os usuários da web parecem ainda cair nas armadilhas virtuais, principalmente dos phishing scams.
- segundo o PandaLabs o Brasil é a principal origem de spams, com 13,76%, seguido de outros países, cujos índices, exceto a Índia (10,98%), ficam abaixo dos 6%. Achava-se que a recomendação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), de não uso da porta 25, reduziria esse índice e tiraria o país dessa situação vergonhosa. Há que, porém, aguardar novos índices mensais a partir do segundo semestre, visando um comparativo e uma análise melhor.
- Em 2012 o Brasil, por recomendação do CGI.br, bloqueou a porta 25, tendo os provedores atendido a recomendação referida (leia mais, aqui).
O que poderia ser feito? Confesso-lhes que ainda estou na formação da melhor opinião a respeito, devendo haver uma interação maior entre os órgãos governamentais e organizações que tratam desses assuntos.

E vocês? Qual a opinião a respeito do assunto?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Controlar ou não os que os filhos vêem e fazem na web?

Essa pergunta sempre me é feita por alguma pessoa durante os cursos e palestras que ministro. E a resposta que dou é sim, temos de controlar, mesmo que moderadamente, o que os filhos estão fazendo virtualmente. Conforme divulgado pela INFO , já em 2004 a preocupação com o assunto era grande, pois “ crianças e adolescentes brasileiros entre 10 e 14 anos acessam a internet em casa e não são controlados ou censurados pelos pais ”. Na pesquisa, realizada pela Módulo Education Center em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, chegou-se ao dado preocupante de que 50% dos pais não sabiam o que os filhos faziam na internet. Se a preocupação já era grande 5/6 anos atrás, quando não havia a frede das redes de relacionamento social como Orkut, Sonico, Facebook etc. e dos blogs ou microblogs, imaginem agora com tudo isso. E mais: as crianças, com 3, 4, 5, 6, …, 9 anos já estão usando, compulsivamente, a web e os sites de relacionamento. Mas nada está perdido! Felizmente j...

Crimes virtuais: como proceder??

Nos finais de ano ou próximo às festividades mais importantes, há sempre um número recorde de textos e postagens, em sites e blogs de segurança na web, orientando os usuários da internet em como fazer compras de maneira segura e com o mínimo de riscos, o que é muito positivo. Porém, não tem como não fazer algumas considerações a respeito daqueles que, a despeito de todas as orientações, por algum motivo ou outro, acabam sendo vítimas de crimes virtuais , principalmente as fraudes eletrônicas, seja com a subtração de valores de contas bancárias, seja com utilização de cartões de crédito e/ou débito. Percebe-se que o usuário-vítima, em primeiro momento, procura recompor sua perda financeira diretamente na instituição bancária, o que é de todo compreensível. Quem fica satisfeito em sofrer prejuízo econômico e não vai atrás daquilo que lhe tiraram? No entanto, a sugestão importante , até para que a polícia possa ter o conhecimento real sobre esse tipo de crime, é de que a pess...