Pular para o conteúdo principal

Pulhas virtuais: só acredita quem desconhece ou não se informa a respeito

hoaxes Já escrevi em janeiro sobre o caso das “Chaves Magnéticas nos Hotéis” e o assunto retorna, até porque fui questionado no mundo real sobre isso. Veja o artigo já publicado sobre o assunto:
Circulam por e-mail há bastante tempo e retornam, periodicamente, várias pulhas virtuais – hoax virus ou hoaxes –. Fui questionado, recentemente, por um colega policial sobre um e-mail com o seguinte conteúdo:

Para quem trabalha em qualquer computador a notícia é ruim...
Esta notícia saiu no jornal The New York Times!
Para aqueles que são cautelosos...
A Microsoft sabe quem voce é!!!
O Windows descobre quem é você!!!
Duvida disso?
O programa está muito bem escondido, mas foi denunciado por um ex-funcionário da empresa.
Siga as instruções e fique pasmo com o que voce vai ver:
Vá no Menu Iniciar -> Programas -> Acessórios -> Calculadora
Clique no Menu da Calculadora na opção Exibir -> Mude para opção Científica
Agora digite 12237514 e depois pressione a tecla "F5" e verá todos os seus dados pessoais no leitor da calculadora.
AVISE AOS SEUS AMIGOS!

A situação do e-mail acima é típica de hoax e corresponde a uma brincadeira. As pulhas virtuais têm alguns componentes específicos:

- vem por e-mail;

- traz consigo um fato ou circunstância que faz com que a pessoa, geralmente os novos na internet, fique na dúvida e por estar nesta circunstância acredita, isso justamente porque o e-mail veio de alguém conhecido;

- os usuários acreditam e acabam repassando o e-mail para todos seus contatos, inclusive expondo-os porque não usam a opção “CCO” (com cópia oculta);

- há sempre a recomendação, ao final do e-mail, para que a informação seja repassada imediatamente aos seus contatos;

- o conteúdo serve para passar um alarde a quem recebe. Caso desconheça o assunto ou simplesmente acredita, além de repassar aos contatos, executa (como no exemplo acima) os comandos informados;

- o e-mail não traz consigo um código malicioso, mas é uma das formas que os “engenheiros sociais virtuais” usam para coletar e-mails. Não é a toa que vocês recebem e-mail de empresas ou organizações que sequer conhecem e/ou fizeram algum tipo de cadastro; também não é atoa que existem vários sites que oferecem CDs ou DVDs com milhares de e-mails para que os compradores enviem suas propagandas.

Recomendo o acompanhamento e leitura sobre o assunto em dois sites:
Quatro Cantos:
E-Farsas:
               www.e-farsas.com
Portanto, caso você receba um e-mail do qual suspeita, verifique a veracidade quanto ao assunto antes de passá-lo aos seus contatos e se o fizer, por favor, preserve a identidade dos seus amigos, enviando o e-mail com a opção “Cco” – com cópia oculta. Um dos principais objetivos dos hoaxes é capturar e-mail.

Comentários

emersonwendt disse…
João Sérgio,

Obrigado pela contribuição. Não quis exatamente trazer o resultado da pulha virtual citada para evitar que algumas pessoas se constrangessem, por já terem "caído", e não viessem a fazer comentários, tirar dúvidas etc.
Mas já que agregaste a informação, está devidamente publicada.

Abraço.
Anônimo disse…
Quando fiz o que você instruiu, apareceu na tela da calculadora : BABACA, estranho kkk Vou ler o post com mais calma O.o
emersonwendt disse…
Vanda,

Eu não instruí nada (kkk). Apenas referi o conteúdo do e-mail, que é uma pulha virtual, para exemplificar a respeito.
Leia o comentário do João Sérgio acima.

Abração.
Victor disse…
Emerson, tinha um clássico que circulava quando a banda larga não era tão difundida, que dizia que o pulso único (de 00:00 as 6:00 da manhã pagava-se pulso único na ligação de telefone) tinha acabado.
O e-mail, naturalmente, vinha com todos aqueles elementos de indignação do tipo: "não se noticia", "a companhia de telefone não tem interesse em divulgar", etcetera.
Curiosamente, nesse e-mail, vinha também o link para a página da companhia telefônica.

Bem... eu fui no meu navegador e entrei no site da telefônica (seguro morreu de velho e clicar em link ali era roubada). A tabela de tarifas mostrava a continuidade do pulso único.
Verifiquei que o link era autêntico, e ele levava... para a mesma tabela.

****
Hoax chegavam com mais frequencia. Invariavelmente eu pegava um trecho qualquer do texto e colava no google e em menos de um minuto desmascarava a farsa e respondia ao e-mail.
Não sei então se:
1) De fato as pessoas tem se conscientizado (ou o meu ciclo manteve-se entre os que usam a internet a mais tempo)
2) Se eu fui excluído das listas de hoax por ser um mala sem alça que estraga a brincaderia hahahahaha

****
OFF-TPOIC:
Vejo na opção de comentar, que eu tenho de ter cadastro em alguma coisa como o Google ou em uma pequena gama de opções.
Em nenhuma delas posso colocar meu nome com o link para o meu site.
Entendo que isso pode ser para inibir comentários anônimos, mas por outro lado, acaba por inibir o conhecimento do backgroud por trás de um comentarista "saudável".

Abraços
Victor
Blá blá Gol
emersonwendt disse…
Vitor,

Obrigado pelo comentário. Eu também não tenho recebido muitos e-mails assim mais. Quando recebo sempre retorno dizendo que é mentira por isso ou por aquilo.

Quanto à opção de comentar, não de forma anônima, foi necessária. Pois o pessoal estava usando esse portar para enviar denúncia anônima, o que não é o caminho.

Mas vamos divulgar o Blá blá Gol (http://www.blablagol.com.br/), com certeza!

Abraço e obrigado pelo comentário.
Anônimo disse…
Só você mesmo!! Rs Mandarei o link para o dihitt, é realmente bom!!

Abraços
Ney Robson disse…
Caro dr. Emerson, como está?
Quando estes hoaxes denigrem marca ou produto de uma empresa, por exemplo Coca-Cola, eles tem como, ou costumam mover processo contra os criadores. E quem os repassa incorre em problemas?
Grato e sucesso
emersonwendt disse…
Ney,

Realmente é um problema. Tem marcas que utilizam isso como marketing viral. As que se sentirem em prejuízo tem de buscar o autor, o que é muito difícil.
Quem repassa, muitas vezes é por pura inocência, pois acredita no que não é real. A responsabilidade teria de ser provada neste caso, ou seja, que há dolo de denegrir a imagem.

Abração.

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Controlar ou não os que os filhos vêem e fazem na web?

Essa pergunta sempre me é feita por alguma pessoa durante os cursos e palestras que ministro. E a resposta que dou é sim, temos de controlar, mesmo que moderadamente, o que os filhos estão fazendo virtualmente. Conforme divulgado pela INFO , já em 2004 a preocupação com o assunto era grande, pois “ crianças e adolescentes brasileiros entre 10 e 14 anos acessam a internet em casa e não são controlados ou censurados pelos pais ”. Na pesquisa, realizada pela Módulo Education Center em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, chegou-se ao dado preocupante de que 50% dos pais não sabiam o que os filhos faziam na internet. Se a preocupação já era grande 5/6 anos atrás, quando não havia a frede das redes de relacionamento social como Orkut, Sonico, Facebook etc. e dos blogs ou microblogs, imaginem agora com tudo isso. E mais: as crianças, com 3, 4, 5, 6, …, 9 anos já estão usando, compulsivamente, a web e os sites de relacionamento. Mas nada está perdido! Felizmente j...

Crimes virtuais: como proceder??

Nos finais de ano ou próximo às festividades mais importantes, há sempre um número recorde de textos e postagens, em sites e blogs de segurança na web, orientando os usuários da internet em como fazer compras de maneira segura e com o mínimo de riscos, o que é muito positivo. Porém, não tem como não fazer algumas considerações a respeito daqueles que, a despeito de todas as orientações, por algum motivo ou outro, acabam sendo vítimas de crimes virtuais , principalmente as fraudes eletrônicas, seja com a subtração de valores de contas bancárias, seja com utilização de cartões de crédito e/ou débito. Percebe-se que o usuário-vítima, em primeiro momento, procura recompor sua perda financeira diretamente na instituição bancária, o que é de todo compreensível. Quem fica satisfeito em sofrer prejuízo econômico e não vai atrás daquilo que lhe tiraram? No entanto, a sugestão importante , até para que a polícia possa ter o conhecimento real sobre esse tipo de crime, é de que a pess...