Pular para o conteúdo principal

Secunia PSI: um programa para ajudar na segurança do seu PC

Já tinha sugerido esse programa no TT (Twitter) e para alguns usuários que entravam em contato comigo perguntando sobre a segurança no PC (saber o que está inseguro, desatualizado, que contém falhas etc.). Assim, hoje a pretensão é elaborar um pequeno tutorial de funcionamento do PSI (Personal Security Inspector) da Secunia, indicado pelo Sandro Süffert neste post (http://zapt.in/41o) e que pode ser baixado neste link (http://zapt.in/3uz). O Secunia PSI é uma ferramenta de segurança projetada com o objetivo de ajudar a proteger contra vulnerabilidades de todo o tipo de software.
Após baixar o arquivo executável e instalar o programa ele abrirá e fará uma verificação nos seus programas, informando-lhe da % de segurança e vulnerabilidades existentes. A formatação inicial é simples, conforme imagem abaixo.
Secunia Simples Como podem observar na imagem ao lado, a informação é básica e com possibilidade de fazer a verificação no seu computador, tendo o resultado com o gráfico de segurança na parte de baixo (clique na imagem para ampliá-la). Na parte superior direita da janela do PSI tem a opção de você ir para a parte mais avançada do programa, quando poderás verificar vários outros aspectos, que não são informados na versão simples.
Como o Secunia PSI faz uma varredura dos programas instalados, acaba gerando uma lista na qual separa os inofensivos dos demais. Na parte avançada  poderás verificar que aparece uma lista de possibilidades, dividindo também os programas “inseguros” do seu computador em dois tipos, caso eles tenham ou não suporte do autor, além de verificar a segurança da sua navegação. Veja a imagem abaixo:
Secunia Visão Geral
Para cada vulnerabilidade identificada, o Secunia PSI descreve o problema e oferece a solução ou não, caso o autor do programa ainda não tenha disponibilizado a correção da falha informada. Com apenas um clique, o programa te encaminha para a página do autor ou carrega um assistente que conduz passo a passo a atualização. Veja um exemplo na imagem abaixo, em que o relato é sobre o programa “Inseguro” Wireshark, cuja versão está desatualizada. O PSI dá a opção de “Corrigir” a falha e dá as instruções. No exemplo em tela, clicando no “Download da Solução” levou-me a baixar e instalar a nova versão do programa.
Secunia Atualização
Caso o autor não tenha disponibilizado a correção a opção “Download da Solução” aparecerá em cinza. Caso você tenha instalado a recomendação e o programa não detectar automaticamente isso, clique em “Verificar novamente”.
Secunia Aviso Atualização Sempre que há alguma atualização, o programa informa isso a você, conforme mensagem ao lado. No caso que estou mostrando houve uma atualização do navegador Google Chrome. Conforme a imagem anterior, caso você decida desinstalar o programa com a falha o PSI também te dá o caminho correto no “Adicionar e Remover Programas”. Se, no entanto, optares por clicar em “Ignorar Programa” você está dizendo ao PSI que ele pode fazer a varredura das vulnerabilidades em todos programas, exceto naquele, o que não é recomendado.
Uma constante preocupação são os navegadores, pois que suas vulnerabilidades são usadas em grande quantidade dos ataques pela internet. Geralmente, quando há notificação de alguma vulnerabilidade ela demora para ser corrigida e a informação que aparece é “Inseguro, sem correção disponível” (veja imagem abaixo).
Secunia Navegadores
Clique para ampliar
Por isso, é importante você ter sempre mais de um navegador à sua disposição. Quando um estiver vulnerável, utilize o outro e assim por diante.
Lembre-se de verificar a sua máquina constantemente, mas lembre-se de que sempre temos novos inimigos virtuais e as falhas estão aí. Por isso, atenção é fundamental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Controlar ou não os que os filhos vêem e fazem na web?

Essa pergunta sempre me é feita por alguma pessoa durante os cursos e palestras que ministro. E a resposta que dou é sim, temos de controlar, mesmo que moderadamente, o que os filhos estão fazendo virtualmente. Conforme divulgado pela INFO , já em 2004 a preocupação com o assunto era grande, pois “ crianças e adolescentes brasileiros entre 10 e 14 anos acessam a internet em casa e não são controlados ou censurados pelos pais ”. Na pesquisa, realizada pela Módulo Education Center em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, chegou-se ao dado preocupante de que 50% dos pais não sabiam o que os filhos faziam na internet. Se a preocupação já era grande 5/6 anos atrás, quando não havia a frede das redes de relacionamento social como Orkut, Sonico, Facebook etc. e dos blogs ou microblogs, imaginem agora com tudo isso. E mais: as crianças, com 3, 4, 5, 6, …, 9 anos já estão usando, compulsivamente, a web e os sites de relacionamento. Mas nada está perdido! Felizmente j...

Crimes virtuais: como proceder??

Nos finais de ano ou próximo às festividades mais importantes, há sempre um número recorde de textos e postagens, em sites e blogs de segurança na web, orientando os usuários da internet em como fazer compras de maneira segura e com o mínimo de riscos, o que é muito positivo. Porém, não tem como não fazer algumas considerações a respeito daqueles que, a despeito de todas as orientações, por algum motivo ou outro, acabam sendo vítimas de crimes virtuais , principalmente as fraudes eletrônicas, seja com a subtração de valores de contas bancárias, seja com utilização de cartões de crédito e/ou débito. Percebe-se que o usuário-vítima, em primeiro momento, procura recompor sua perda financeira diretamente na instituição bancária, o que é de todo compreensível. Quem fica satisfeito em sofrer prejuízo econômico e não vai atrás daquilo que lhe tiraram? No entanto, a sugestão importante , até para que a polícia possa ter o conhecimento real sobre esse tipo de crime, é de que a pess...