Pular para o conteúdo principal

Notícias - interessantes x preocupantes – relacionadas à segurança na web

Estas primeiras semanas de janeiro trouxeram várias notícias. Algumas #interessantes e outras #preocupantes. Claro que me refiro às questões de internet e segurança, pois se assim não fosse não teria como deixar de referir as tragédias que aconteceram no Brasil e Haiti (principalmente).

Aliás, uma das notícias preocupantes é justamente em relação ao Haiti. Os “engenheiros sociais virtuais”, aproveitando-se da tragédia e efeito saliência do terremoto no Haiti, resolveram explorá-la e enviar e-mails fraudulentos, fato que gerou inclusive um alerta do FBI. O fato foi divulgado por diversas agências de notícia, porém selecionei a notícia do IDG Now! (Obs.: só pelo IDG Now! teve 121 retweets).

A próxima notícia selecionada é relativa à utilização de vírus antigos em smartphones - telefones celulares com recursos avançados -. Esses vírus estão sendo usados para conectar os telefones a linhas com tarifa mais alta – chamados diallers -, deixando as vítimas com uma enorme conta para pagar. Veja notícia completa no Terra Tecnologia. A circunstância também é preocupante.

Mais uma, também preocupante: o britânico pedófilo que geria sites para crianças. Ele já tinha sido condenado pela Justiça britânica e trabalhou como administrador de um dos principais sites de educação do país, após mudar de nome. Isso confirma que eles estão entre nós e temos que ficar espertos! Veja a notícia completa do G1 aqui.

A última preocupante (prometo!) diz respeito à exploração de vulnerabilidade vinculada ao Internet Explorer (IE) para vários ataques, inclusive na China nesta última semana. O alerta foi dado pela McAfee Labs. Veja notícia completa aqui, aqui e aqui.

Será que não existem notícias interessantes nessa área? Claro que sim! E, por isso, separei pelo menos duas:

#interessante 1: As redes sociais e jogos online em pleno vapor e dispostas a auxiliar as questões no Haiti.

O Twitter, durante a semana, foi bastante importante com seus twetts solidários. A empresa criou o canal #relativesinhaiti que foi inundado de mensagens de parentes no exterior tentando descobrir informações sobre desaparecidos no Haiti, enquanto o canal "#rescumehaiti" está sendo usado pelos que participam diretamente das operações de resgate.

Já a Zynga anunciou o lançamento de itens especiais em seus três populares aplicativos no Facebook: FarmVille, Mafia Wars e Zynga Poker Facebook (veja notícia completa pelo Braintorm9 aqui).

Os celulares também foram importantes para o auxílio financeiro ao Haiti, pois segundo o divulgado pelo Jornal Tecnologia mais de 10 milhões de dólares foram coletados através dos fones móveis.

#interessante 2: em termos de segurança em redes sociais, a melhor informação veiculada foi a da parceria entre Facebook e McAfee. O acordo foi celebrado e divulgado pelo Facebook (em inglês), tendo como finalidade dar proteção aos usuários da rede social por um período de 6 meses, após o qual o antivírus será pago, com um custo menor (é a promessa!). Você pode ler sobre o assunto aqui (Terra Tecnologia), aqui (O Globo) e aqui (Oficina da Net).

#interessante + preocupante: o fato de hackers terem invadido um sistema que controla um cartaz eletrônico na Russia e rodarem um filme pornô. Veja mais aqui.

Bom, essas foram as notícias, relacionadas à segurança na web, que separei. Infelizmente existem mais notícias preocupantes do que interessantes. Se você tiver alguma para indicar, deixe seu comentário.
Ps.: os links dos termos #interessantes, #preocupantes e efeito saliência dizem diretamente com o Twitter.

Comentários

Tony Fontoura disse…
Os ataques provenientes da Rússia e China (principalmente) são tão frequentes q estamos pensando seriamente em bloquear TODOS os acessos a partir desses países :(

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Controlar ou não os que os filhos vêem e fazem na web?

Essa pergunta sempre me é feita por alguma pessoa durante os cursos e palestras que ministro. E a resposta que dou é sim, temos de controlar, mesmo que moderadamente, o que os filhos estão fazendo virtualmente. Conforme divulgado pela INFO , já em 2004 a preocupação com o assunto era grande, pois “ crianças e adolescentes brasileiros entre 10 e 14 anos acessam a internet em casa e não são controlados ou censurados pelos pais ”. Na pesquisa, realizada pela Módulo Education Center em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, chegou-se ao dado preocupante de que 50% dos pais não sabiam o que os filhos faziam na internet. Se a preocupação já era grande 5/6 anos atrás, quando não havia a frede das redes de relacionamento social como Orkut, Sonico, Facebook etc. e dos blogs ou microblogs, imaginem agora com tudo isso. E mais: as crianças, com 3, 4, 5, 6, …, 9 anos já estão usando, compulsivamente, a web e os sites de relacionamento. Mas nada está perdido! Felizmente j...

Crimes virtuais: como proceder??

Nos finais de ano ou próximo às festividades mais importantes, há sempre um número recorde de textos e postagens, em sites e blogs de segurança na web, orientando os usuários da internet em como fazer compras de maneira segura e com o mínimo de riscos, o que é muito positivo. Porém, não tem como não fazer algumas considerações a respeito daqueles que, a despeito de todas as orientações, por algum motivo ou outro, acabam sendo vítimas de crimes virtuais , principalmente as fraudes eletrônicas, seja com a subtração de valores de contas bancárias, seja com utilização de cartões de crédito e/ou débito. Percebe-se que o usuário-vítima, em primeiro momento, procura recompor sua perda financeira diretamente na instituição bancária, o que é de todo compreensível. Quem fica satisfeito em sofrer prejuízo econômico e não vai atrás daquilo que lhe tiraram? No entanto, a sugestão importante , até para que a polícia possa ter o conhecimento real sobre esse tipo de crime, é de que a pess...