Pular para o conteúdo principal

Notícias - interessantes x preocupantes – relacionadas à segurança na web

Estas primeiras semanas de janeiro trouxeram várias notícias. Algumas #interessantes e outras #preocupantes. Claro que me refiro às questões de internet e segurança, pois se assim não fosse não teria como deixar de referir as tragédias que aconteceram no Brasil e Haiti (principalmente).

Aliás, uma das notícias preocupantes é justamente em relação ao Haiti. Os “engenheiros sociais virtuais”, aproveitando-se da tragédia e efeito saliência do terremoto no Haiti, resolveram explorá-la e enviar e-mails fraudulentos, fato que gerou inclusive um alerta do FBI. O fato foi divulgado por diversas agências de notícia, porém selecionei a notícia do IDG Now! (Obs.: só pelo IDG Now! teve 121 retweets).

A próxima notícia selecionada é relativa à utilização de vírus antigos em smartphones - telefones celulares com recursos avançados -. Esses vírus estão sendo usados para conectar os telefones a linhas com tarifa mais alta – chamados diallers -, deixando as vítimas com uma enorme conta para pagar. Veja notícia completa no Terra Tecnologia. A circunstância também é preocupante.

Mais uma, também preocupante: o britânico pedófilo que geria sites para crianças. Ele já tinha sido condenado pela Justiça britânica e trabalhou como administrador de um dos principais sites de educação do país, após mudar de nome. Isso confirma que eles estão entre nós e temos que ficar espertos! Veja a notícia completa do G1 aqui.

A última preocupante (prometo!) diz respeito à exploração de vulnerabilidade vinculada ao Internet Explorer (IE) para vários ataques, inclusive na China nesta última semana. O alerta foi dado pela McAfee Labs. Veja notícia completa aqui, aqui e aqui.

Será que não existem notícias interessantes nessa área? Claro que sim! E, por isso, separei pelo menos duas:

#interessante 1: As redes sociais e jogos online em pleno vapor e dispostas a auxiliar as questões no Haiti.

O Twitter, durante a semana, foi bastante importante com seus twetts solidários. A empresa criou o canal #relativesinhaiti que foi inundado de mensagens de parentes no exterior tentando descobrir informações sobre desaparecidos no Haiti, enquanto o canal "#rescumehaiti" está sendo usado pelos que participam diretamente das operações de resgate.

Já a Zynga anunciou o lançamento de itens especiais em seus três populares aplicativos no Facebook: FarmVille, Mafia Wars e Zynga Poker Facebook (veja notícia completa pelo Braintorm9 aqui).

Os celulares também foram importantes para o auxílio financeiro ao Haiti, pois segundo o divulgado pelo Jornal Tecnologia mais de 10 milhões de dólares foram coletados através dos fones móveis.

#interessante 2: em termos de segurança em redes sociais, a melhor informação veiculada foi a da parceria entre Facebook e McAfee. O acordo foi celebrado e divulgado pelo Facebook (em inglês), tendo como finalidade dar proteção aos usuários da rede social por um período de 6 meses, após o qual o antivírus será pago, com um custo menor (é a promessa!). Você pode ler sobre o assunto aqui (Terra Tecnologia), aqui (O Globo) e aqui (Oficina da Net).

#interessante + preocupante: o fato de hackers terem invadido um sistema que controla um cartaz eletrônico na Russia e rodarem um filme pornô. Veja mais aqui.

Bom, essas foram as notícias, relacionadas à segurança na web, que separei. Infelizmente existem mais notícias preocupantes do que interessantes. Se você tiver alguma para indicar, deixe seu comentário.
Ps.: os links dos termos #interessantes, #preocupantes e efeito saliência dizem diretamente com o Twitter.

Comentários

Tony Fontoura disse…
Os ataques provenientes da Rússia e China (principalmente) são tão frequentes q estamos pensando seriamente em bloquear TODOS os acessos a partir desses países :(

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Como ter acessso aos livros de Emerson Wendt?

Resolvi fazer esta postagem em virtude dos questionamentos em como adquirir os livros que escrevi/organizei/participei com colegas e amigos do RS e outros Estados, além de autores fora do Brasil. Assim, lá vai, inclusive os que estão para download: Livro, em recurso eletrônico (eBook), publicado em 2011 em parceria com a Editora Delpos. Avalia os aspectos sobre a (in)segurança virtual no Brasil, desde o contexto da guerra cibernética, o cibercrime e os incidentes na Internet e como eles são/deveriam ser avaliados sob a ótica da atividade de inteligência. Link para download: Academia.edu . 2ª Edição do livro Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação (escrito em parceria com o Dr. Higor Jorge) : - Esgotado!! - eBook: a editora Brasport disponibilizou a aquisição do livro em formato eBook, o que pode ser feito neste link  (1ª Edição) ou neste link (2ª Edição). O preço é mais atraente, pois fica pela metade do valor do livro impresso. 1ª Edição do liv

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Sul :