Pular para o conteúdo principal

Autoavaliação

Neste último post do mês resolvi fazer uma autoavaliação a respeito do blog e da minha atuação na blogosfera, pois o retorno que tenho tido de vários leitores é muito grande. Sempre tento simplificar o assunto dos crimes cibernéticos e de situações que envolvam a segurança virtual, porém nem sempre é possível.

O primeiro aspecto a destacar é que apenas alguns dias antes de entrar oficialmente de férias consegui, com a ajuda da Juliana Sardinha do Dicas Blogger, ativar o novo formato do blog, o que foi elogiado por vários leitores. Tal fato já foi aliado à anterior criação de domínio próprio.

Embora o número de postagens era razoável antes da mudança, com o acréscimo de conteúdo específico a partir de dezembro de 2009 foi possível verificar a mudança de comportamento dos leitores, participando mais. Portanto, foi abandonado aquele estilo de citar as notícias mais importantes relacionadas ao assunto do blog e passou-se a criar/editar assuntos específicos.

Com isso, aliado à utilização do Twitter e do Portal do Luis Nassif, foi perceptível o crescimento do número de acessos (mais de 2.000 no úlimo mês) e de page views (quase 4.000 no mesmo período). Então, proporcionalmente houve um upgrade bastante considerável em relação aos períodos anteriores. Pode ser pouco para outros profissionais e blogueiros, mas para quem não tinha isso em vista e o objetivo era apenas informar.

Interessante, neste processo todo, é fazer uma leitura do perfil dos visitantes:

- o português é, logicamente, a linguagem com maior acesso (87,35%), seguindo do inglês (9,09%) e do português de Portugal (1,38%);

- 90,81% dos leitores usam o Windows como sistema operacional, sendo praticamente 60% do XP e mais de 7% com o Windows 7;

- Os outros dois sistemas operacionais com maior acesso são o Linux e Macintosh, respectivamente com 5,19% e 2,42%, surpreendendo-me o acesso através do iPhone (em 5º lugar), com 0,64%;

- Quanto aos navegadores de internet, felizmente o Firefox passou o IE em uso, com percentual de acesso, respectivamente, de 45,36% e 31,57%. Foram seguidos de perto pelo Chrome, com 18,53%. Safari e Ópera ficaram com um pouco mais de 1% cada.

Visitas-Brownsers

Obs.: fiquei contente com esse feedback quanto aos browsers, pois o IE está tão instável que sempre recomendo a utilização de qualquer outro que não ele.

- O percentual de quem usa a combinação Windows/Firefox é de 40%. Poderia ser mais!!!!

Bom, era isso quanto ao blog. Não posso deixar de mencionar que trabalhei na ativação de outros dois blogs:

# um, sobre opiniões diversas e diferentes, que é o Meus Pitacos’s Blog e já conta com seis colaboradores de atividades e funções diferentes, propiciando a diversidade.

# outro, sobre Inteligência Policial, outro viés do meu mister em tentar transmitir algum conhecimento aos alunos policiais e agentes e autoridades já na ativa (principalmente).

 

Não posso deixar de citar a Rede de debates sobre os Crimes Cibernéticos, criada também no ano passado, mas que precisa de um bom upgrade nas discussões no decorrer de 2010.

Acho que era isso! Portanto, na minha avaliação isso tudo é muito bom. Vou procurar, quando voltar a trabalhar, postar um artigo por semana em cada blog, o que vai depender muito das agendas e trabalhos. Aguardo a contribuição de todos em sugestões, comentários e pitacos.

Comentários

Jackson Raniel disse…
Em primeiro lugar parabéns! Os resultados do blog são bacanas e só ressaltam a importância de se pensar em segurança hoje na Internet. Ele ajuda a prevenir as pessoas de coisas que elas nem conheciam e a mudar seus hábitos quanto ao uso da Internet tornando isso uma coisa segura. Conheço o seu blog a pouco tempo, mas fico te seguindo no Twitter pra não perder nenhuma atualização.

Abraço!
vc faz de um assunto dificil arido e para pessoas que não entendem de direito tornar-se um leitura além de informativa e importante em muito agradavel - nos curso que temos feito sempre indicamos seu blog a blogueiros e empresas - parabens
Anônimo disse…
E a cada dia mais vai crescer, e será uma bússola referência para os leitores/parceiros/blogueiros.
Tenho certeza disso!
Parabéns pelo tempo que dedica ao blog!
emersonwendt disse…
Fábrica e Jackson,

Obrigado pelos comentários. O fato de estar sendo simplório na forma como trato o assunto é porque lidei com 580 alunos que precisavam de um pouco de simplicidade para aprender o complexo.
Obrigado pelo incentivo de vocês.

Abração.

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Controlar ou não os que os filhos vêem e fazem na web?

Essa pergunta sempre me é feita por alguma pessoa durante os cursos e palestras que ministro. E a resposta que dou é sim, temos de controlar, mesmo que moderadamente, o que os filhos estão fazendo virtualmente. Conforme divulgado pela INFO , já em 2004 a preocupação com o assunto era grande, pois “ crianças e adolescentes brasileiros entre 10 e 14 anos acessam a internet em casa e não são controlados ou censurados pelos pais ”. Na pesquisa, realizada pela Módulo Education Center em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, chegou-se ao dado preocupante de que 50% dos pais não sabiam o que os filhos faziam na internet. Se a preocupação já era grande 5/6 anos atrás, quando não havia a frede das redes de relacionamento social como Orkut, Sonico, Facebook etc. e dos blogs ou microblogs, imaginem agora com tudo isso. E mais: as crianças, com 3, 4, 5, 6, …, 9 anos já estão usando, compulsivamente, a web e os sites de relacionamento. Mas nada está perdido! Felizmente j...

Crimes virtuais: como proceder??

Nos finais de ano ou próximo às festividades mais importantes, há sempre um número recorde de textos e postagens, em sites e blogs de segurança na web, orientando os usuários da internet em como fazer compras de maneira segura e com o mínimo de riscos, o que é muito positivo. Porém, não tem como não fazer algumas considerações a respeito daqueles que, a despeito de todas as orientações, por algum motivo ou outro, acabam sendo vítimas de crimes virtuais , principalmente as fraudes eletrônicas, seja com a subtração de valores de contas bancárias, seja com utilização de cartões de crédito e/ou débito. Percebe-se que o usuário-vítima, em primeiro momento, procura recompor sua perda financeira diretamente na instituição bancária, o que é de todo compreensível. Quem fica satisfeito em sofrer prejuízo econômico e não vai atrás daquilo que lhe tiraram? No entanto, a sugestão importante , até para que a polícia possa ter o conhecimento real sobre esse tipo de crime, é de que a pess...