Pular para o conteúdo principal

Autoavaliação

Neste último post do mês resolvi fazer uma autoavaliação a respeito do blog e da minha atuação na blogosfera, pois o retorno que tenho tido de vários leitores é muito grande. Sempre tento simplificar o assunto dos crimes cibernéticos e de situações que envolvam a segurança virtual, porém nem sempre é possível.

O primeiro aspecto a destacar é que apenas alguns dias antes de entrar oficialmente de férias consegui, com a ajuda da Juliana Sardinha do Dicas Blogger, ativar o novo formato do blog, o que foi elogiado por vários leitores. Tal fato já foi aliado à anterior criação de domínio próprio.

Embora o número de postagens era razoável antes da mudança, com o acréscimo de conteúdo específico a partir de dezembro de 2009 foi possível verificar a mudança de comportamento dos leitores, participando mais. Portanto, foi abandonado aquele estilo de citar as notícias mais importantes relacionadas ao assunto do blog e passou-se a criar/editar assuntos específicos.

Com isso, aliado à utilização do Twitter e do Portal do Luis Nassif, foi perceptível o crescimento do número de acessos (mais de 2.000 no úlimo mês) e de page views (quase 4.000 no mesmo período). Então, proporcionalmente houve um upgrade bastante considerável em relação aos períodos anteriores. Pode ser pouco para outros profissionais e blogueiros, mas para quem não tinha isso em vista e o objetivo era apenas informar.

Interessante, neste processo todo, é fazer uma leitura do perfil dos visitantes:

- o português é, logicamente, a linguagem com maior acesso (87,35%), seguindo do inglês (9,09%) e do português de Portugal (1,38%);

- 90,81% dos leitores usam o Windows como sistema operacional, sendo praticamente 60% do XP e mais de 7% com o Windows 7;

- Os outros dois sistemas operacionais com maior acesso são o Linux e Macintosh, respectivamente com 5,19% e 2,42%, surpreendendo-me o acesso através do iPhone (em 5º lugar), com 0,64%;

- Quanto aos navegadores de internet, felizmente o Firefox passou o IE em uso, com percentual de acesso, respectivamente, de 45,36% e 31,57%. Foram seguidos de perto pelo Chrome, com 18,53%. Safari e Ópera ficaram com um pouco mais de 1% cada.

Visitas-Brownsers

Obs.: fiquei contente com esse feedback quanto aos browsers, pois o IE está tão instável que sempre recomendo a utilização de qualquer outro que não ele.

- O percentual de quem usa a combinação Windows/Firefox é de 40%. Poderia ser mais!!!!

Bom, era isso quanto ao blog. Não posso deixar de mencionar que trabalhei na ativação de outros dois blogs:

# um, sobre opiniões diversas e diferentes, que é o Meus Pitacos’s Blog e já conta com seis colaboradores de atividades e funções diferentes, propiciando a diversidade.

# outro, sobre Inteligência Policial, outro viés do meu mister em tentar transmitir algum conhecimento aos alunos policiais e agentes e autoridades já na ativa (principalmente).

 

Não posso deixar de citar a Rede de debates sobre os Crimes Cibernéticos, criada também no ano passado, mas que precisa de um bom upgrade nas discussões no decorrer de 2010.

Acho que era isso! Portanto, na minha avaliação isso tudo é muito bom. Vou procurar, quando voltar a trabalhar, postar um artigo por semana em cada blog, o que vai depender muito das agendas e trabalhos. Aguardo a contribuição de todos em sugestões, comentários e pitacos.

Comentários

Jackson Raniel disse…
Em primeiro lugar parabéns! Os resultados do blog são bacanas e só ressaltam a importância de se pensar em segurança hoje na Internet. Ele ajuda a prevenir as pessoas de coisas que elas nem conheciam e a mudar seus hábitos quanto ao uso da Internet tornando isso uma coisa segura. Conheço o seu blog a pouco tempo, mas fico te seguindo no Twitter pra não perder nenhuma atualização.

Abraço!
vc faz de um assunto dificil arido e para pessoas que não entendem de direito tornar-se um leitura além de informativa e importante em muito agradavel - nos curso que temos feito sempre indicamos seu blog a blogueiros e empresas - parabens
Anônimo disse…
E a cada dia mais vai crescer, e será uma bússola referência para os leitores/parceiros/blogueiros.
Tenho certeza disso!
Parabéns pelo tempo que dedica ao blog!
emersonwendt disse…
Fábrica e Jackson,

Obrigado pelos comentários. O fato de estar sendo simplório na forma como trato o assunto é porque lidei com 580 alunos que precisavam de um pouco de simplicidade para aprender o complexo.
Obrigado pelo incentivo de vocês.

Abração.

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Como ter acessso aos livros de Emerson Wendt?

Resolvi fazer esta postagem em virtude dos questionamentos em como adquirir os livros que escrevi/organizei/participei com colegas e amigos do RS e outros Estados, além de autores fora do Brasil. Assim, lá vai, inclusive os que estão para download: Livro, em recurso eletrônico (eBook), publicado em 2011 em parceria com a Editora Delpos. Avalia os aspectos sobre a (in)segurança virtual no Brasil, desde o contexto da guerra cibernética, o cibercrime e os incidentes na Internet e como eles são/deveriam ser avaliados sob a ótica da atividade de inteligência. Link para download: Academia.edu . 2ª Edição do livro Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação (escrito em parceria com o Dr. Higor Jorge) : - Esgotado!! - eBook: a editora Brasport disponibilizou a aquisição do livro em formato eBook, o que pode ser feito neste link  (1ª Edição) ou neste link (2ª Edição). O preço é mais atraente, pois fica pela metade do valor do livro impresso. 1ª Edição do liv

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Sul :