Pular para o conteúdo principal

Dicas de Segurança para Compras On-line no final de ano - CAIS-RNP


Estou reproduzindo, na sua totalidade, o alerta de final de ano distribuído pelo CAIS-RNP, sobre como fazer compras de maneira segura pela internet. Fiquem atentos.


Estamos entrando em um período em que o volume de compras pela Internet aumenta consideravelmente. Natal, Amigo Secreto/Oculto e outras confraternizações típicas desta época causam um aumento de compras

on-line, mesmo por aqueles que nunca compraram pela Internet por temer problemas de segurança.



O CAIS gostaria de alertá-lo sobre alguns cuidados que você deveria em suas compras on-line. Consulte nossa lista de dicas de segurança para realizar suas compras on-line de maneira mais segura.


ANTES DA COMPRA


. Cuidados na busca - seja cuidadoso com os links patrocinados do Google (resultado da busca em uma caixa amarela no topo da página de respostas da busca e no painel direito). Já aconteceram diversos casos de fraudadores que pagaram pelo serviço para destacar suas páginas falsas ou páginas de distribuição de software malicioso (malware). Existem também técnicas chamadas SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismos de Busca) que podem ser usadas para fazer com que páginas maliciosas na primeira página de respostas de uma busca no Google. Utilize sites de busca alternativos para verificar o endereço correto da loja, como Dogpile, Clusty e Microsoft Bing.



. Phishing - não visite sites sugeridos em Spam que você recebe. Você pode ser levado a sites falsos, com objetivo de coletar seus dados financeiros ou instalar programas maliciosos.



. Barras anti-phishing no navegador - estas barras o ajudam a identificar páginas falsas conhecidas. Elas também indicam que um site de banco brasileiro está hospedado em um outro país, por exemplo. Netcraft Anti-Phishing Toolbar, Microsoft Phishing Filter e AntiFraude UOL (Barra UOL) são as principais opções.



. Redes Sociais e SMS / Torpedo - Muitas mensagens maliciosas com golpes e vírus chegam por meio de Redes Sociais (Orkut, Twitter, Facebook) e torpedos / SMS no celular. Estas mensagens também são Spam  e tiram proveito de novos meios que não são bem preparados para lidar com mensagen não solicitadas.



. E-mail - os principais bancos optaram por não enviar mensagens para seus clientes. É mais fácil saber que seu banco nunca envia mensagens do que tentar separar mensagens falsas de verdadeiras. Como regra geral evite abrir mensagens e, principalmente, seguir os links (URL) que elas fornecem. Se você tomou conhecimento de um link suspeito colabore com serviços de filtragem de enderecos maliciosos encaminhando a mensagem ou simplesmente o link para:

- https://phishingfilter.microsoft.com/feedback.aspx?result=none&URL=http://www.example.com onde http://www.example.com e' o site malicioso. Este é o Phishing Filter disponivel na forma de Add-in para IE6 e integrado ao IE7.

- http://www.google.com/safebrowsing/report_phish/ - Filtro de paginas maliciosas do Google, tambem integrado ao Firefox.


. Conheça as mensagens falsas - consulte o Catálogo de Fraudes RNP para se familiarizar com as mensagens falsas mais comuns. Disponível em http://www.rnp.br/cais/fraudes.php



. Reforce a segurança de seu computador - mantenha seu computador totalmente atualizado, se não souber como fazer isto peça ajuda. Vulnerabilidades em software ajudam os fraudadores. Instale e mantenha  atualizado um anti-virus, firewall pessoal, anti-spyware e Anti-Spam. No caso de Windows utilize a opção Microsoft Update e não Windows Update para atualizações. Desta forma tanto o Sistema Operacional  Windows quanto os aplicativos (exemplo: Microsoft Office) são atualizados.



. Atualize o navegador - Tenha sempre as versões mais recentes de navegador (browser). Ter a última geração de navegadores (Mozilla Firefox 3.5, Microsoft Internet Explorer 8, entre outros) instalada oferece proteção adicional contra golpes de Phishing e vírus.



. Algumas atualizações especiais - Atualize sempre o Adobe Flash Player, Sun Java JRE e o Adobe Reader (documentos PDF). Há muitas vulnerabilidades que afetam estas aplicações que estão por trás de várias páginas que utilizamos todos os dias.



. VPN (Virtual Private Network) - se você tiver VPN à sua disposição utilize-a. A configuração ideal de  VPN é aquela que cria um "túnel" protegido por criptografia entre seu computador e a rede que abriga o servidor VPN, de forma que toda sua atividade de rede tenha origem na rede remota e não de seu computador. Consulte o suporte técnico de sua empresa para mais informações. Se for necessário  o uso de proxy sugerimos os Add-ons (Mozilla Firefox) FoxyProxy e SwitchProxy.



. Ensine o Anti-Spam de seu webmail - o envio de mensagens maliciosas por meio de Spam é uma das principais portas de entrada de fraudes. Marque mensagens que apresentam sinais de Phishing como Spam, desta forma você e outros usuários serão menos expostos a mensagens maliciosas.



. Reputação - Compre apenas de empresas on-line reconhecidas no mercado. Visite sites como Buscape (www.buscape.com.br) e Bondfaro (www.bondfaro.com.br) para conhecer sites confiáveis - ambos tem um  processo de filiação sujeito a aprovação, selos de empresa reconhecida, bem como opiniões e avaliação dos próprios compradores. Peça dicas de sites de compras para amigos próximos.



. Itens com mais risco - Tenha cuidado especial ao comprar itens populares, como MP3 players, câmeras digitais, smartphones, laptops, TV LCD, navegadores GPS. Itens mais desejados são mais explorados, o que pode tornar a compra mais arriscada. Desconfie se encontrar muitos itens difíceis de ser encontrados em um mesmo site.



. OpenDNS - configure seu computador de forma que ele use os servidores de DNS do projeto OpenDNS (208.67.222.222 e 208.67.220.220). Além de diminuir o tempo de resposta das resoluções de nome (processo que informa o endereço IP de um endereço) este serviço é mais uma camada de segurança ao apontar endereços que são conhecidos por serem maliciosos.


DURANTE A COMPRA


. Comunicação Segura - Verifique se o site oferece comunicação segura entre seu computador e o servidor. O nome técnico deste protocolo é SSL ou TLS (Secure Socket Layer / Transport Layer Security) e pode ser verificado em seu navegador pelas presenças do endereço no formato https://www.example.com (em vez de http://...) e da figura de um cadeado na interface gráfica de seu navegador. O navegador Mozilla Firefox complementa estes indicadores visuais trocando a cor de fundo da barra de endereços (URL) para amarelo.



. Cadeado no navegador nao é sinônimo de segurança! - Esta talvez seja a mais importante das dicas de compra. Existem vários ataques que permitem que alguém dentro de sua própria rede (trabalho, condomínio, hotspot Wi-Fi) faça com que um computador seja um "homem do meio" na conexão entre seu computador e o servidor do seu site de compras. A conexão segura acontecerá, mas ela será estabelecida entre seu computador e o computador malicioso, que estabelece a conexão com o servidor do site de compras. Isto permite que tudo o que você envia seja lido. Fique atento a alertas relacionados a certificados digitais que seu navegador apresenta.



. Use seu próprio computador - prefira o computador de sua casa ou trabalho para compras. A probabilidade de seu computador estar atualizado e livre de software malicioso é maior do que a  de uma estação de uma "Lan House" ou estabelecimento similar. 

. Usar ou não cartão de crédito? - Usar o cartão de crédito em compras on-line é tão seguro quanto usá-lo em um restaurante. Tanto compras no mundo real quanto on-line são sujeitas a fraude durante a compra ou a  problemas na manipulação de seus dados (armazenamento inadequado e vazamento dos dados de seu cartão, por exemplo). Se preferir use UOL PagSeguro ou PayPal, este último agora mais presente no Brasil. Estas duas formas de pagamento são muito seguras e você não precisa fornecer os dados de seu cartão de crédito.



. Não compre por impulso - Se desconfiar do site e a compra for inevitável, escolha por pagar com boleto bancário ou SEDEX a cobrar. Evite informar sua conta bancária e CPF, prefira um depósito não  identificado. Débitos automáticos incluidos sem a autorização do correntista são uma prática frequente.



. Desconfie de ofertas boas demais, use o bom senso acima de tudo. Sites sem reputação com preços bons demais são suspeitos. Você pode não receber o produto, colaborar com a sonegação de impostos ou ter seus dados financeiros utilizados por terceiros.


APÓS A COMPRA


. Logout - efetue "logout" do site de compras, em especial em estações compartilhadas por várias pessoas. Se possível aprenda como limpar "cookies" e outras informações confidenciais em seu browser. Firefox 3.5 e Internet Explorer 8 contam com opcoes especificas para este tipo de operacao.



. Realize uma limpeza mais completa em seu computador - instale ferramentas de limpeza de histórico e utilize-a com frequência. Uma sugestão é CCleaner (consulte a seção "Mais informações").



. Confira sempre a fatura de seu cartão - Acompanhe com cuidado a  fatura de seus cartões de crédito. Se identificar uma compra irregular informe sua operadora. Se você for um bom cliente, com reputação, é bem provável que não tenha problemas em ter o valor ressarcido. A maioria dos cartões oferece fatura parcial, ou seja, a movimentação atualizada antes do fechamento. Verifique se seu cartão oferece o serviço de notificação de transações por SMS (torpedo). Este recurso não impede fraudes, mas permite que você reaja o mais rápido possível.



. Acompanhe a entrega do produto - As entregas normalmente são realizadas pelos Correios ou por outras empresas que oferecem "tracking" do seu pedido, ou seja, acompanhamento da entrega do produto mediante o uso de um código fornecido pelo vendedor. Este código normalmente é fornecido ao final da transação de compra.



. Não apague os registros de sua compra, especialmente mensagens com  confirmação de compra e entrega.


SITES DE LEILÃO


. Reputação - Leia os comentários que os compradores anteriores tem com relação ao vendedor. Embora este tipo de indicador seja sujeito a fraude a reputação é uma boa maneira de avaliar o comprador.



. Qualidade do vendedor - Conheca o sistema de qualificação de vendedores de seu site de leilões preferido. Você pode saber mais sobre a reputação do vendedor a partir da avaliação de vendas anteriores feitas por outros compradores.



. Leia atentamente a descrição dos produtos, políticas de compra e políticas de entrega do produto.



. Não guarde dúvidas - Pergunte sobre o produto no espaço destinado a este fim. Este tipo de recurso normalmente é aberto a qualquer pessoa que consulte o produto e pode ser útil para identificar  características que não condizem com a descrição ou mesmo para conhecer compradores insatisfeitos.



. Denuncie o vendedor - Se você se sentiu lesado por algum vendedor informe a administração e possíveis futuros compradores (por meio de qualificação) do site o mais breve possível.

PS.: As comunicações de  links e e-mails suspeitos também pode ser feito ao CERT.br, através do e-mail cert@cert.br ou se quiser pode mandar para o e-mail no cadastro deste blog.

Comentários

Unknown disse…
Olá, Emerson. Excelentes dicas. Nesta época as vendas online aumentam, em consequência principalmente da comodidade e conveniência em fazer compras pelas internet.
Abraços, Giovanna.
Jociclene Souza disse…
Adorei sua matéria, ainda bem que não gosto de comprar nada pela internet.
Sucesso para vc. Bjos
@marombeira2 Twitter.

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Controlar ou não os que os filhos vêem e fazem na web?

Essa pergunta sempre me é feita por alguma pessoa durante os cursos e palestras que ministro. E a resposta que dou é sim, temos de controlar, mesmo que moderadamente, o que os filhos estão fazendo virtualmente. Conforme divulgado pela INFO , já em 2004 a preocupação com o assunto era grande, pois “ crianças e adolescentes brasileiros entre 10 e 14 anos acessam a internet em casa e não são controlados ou censurados pelos pais ”. Na pesquisa, realizada pela Módulo Education Center em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, chegou-se ao dado preocupante de que 50% dos pais não sabiam o que os filhos faziam na internet. Se a preocupação já era grande 5/6 anos atrás, quando não havia a frede das redes de relacionamento social como Orkut, Sonico, Facebook etc. e dos blogs ou microblogs, imaginem agora com tudo isso. E mais: as crianças, com 3, 4, 5, 6, …, 9 anos já estão usando, compulsivamente, a web e os sites de relacionamento. Mas nada está perdido! Felizmente j...

Crimes virtuais: como proceder??

Nos finais de ano ou próximo às festividades mais importantes, há sempre um número recorde de textos e postagens, em sites e blogs de segurança na web, orientando os usuários da internet em como fazer compras de maneira segura e com o mínimo de riscos, o que é muito positivo. Porém, não tem como não fazer algumas considerações a respeito daqueles que, a despeito de todas as orientações, por algum motivo ou outro, acabam sendo vítimas de crimes virtuais , principalmente as fraudes eletrônicas, seja com a subtração de valores de contas bancárias, seja com utilização de cartões de crédito e/ou débito. Percebe-se que o usuário-vítima, em primeiro momento, procura recompor sua perda financeira diretamente na instituição bancária, o que é de todo compreensível. Quem fica satisfeito em sofrer prejuízo econômico e não vai atrás daquilo que lhe tiraram? No entanto, a sugestão importante , até para que a polícia possa ter o conhecimento real sobre esse tipo de crime, é de que a pess...