Pular para o conteúdo principal

Dica: Não consigo lembrar de senhas ... Como faço??

[post update em 15/03/2010]

Cabe sempre melhorar um post, mesmo que não muito antigo. Por isso, resolvi aprimorar o post sobre dicas de como lembrar de senhas.

Inicialmente, há que se referir que senhas complexas são fundamentais para segurança nos e-mails e arquivos. Usar softwares de criptografia simétrica (como True Crypt, Kruptos e  Toucan, por exemplo) ou assimétrica também é importante e ajuda na segurança. Mas, de nada adianta se você não consegue guardar a sua senha complexa, não é??!!??

Uma senha complexa contém números (1, 2, 3, 4, ...), letras em caixa baixa (a, b, c, d ...) e alta (A, B, C, D ...), além de caracteres especiais ou teclas unicode (*&#,). O ideal é que a senha tenha pelo menos 14 caracteres, incluindo todas as opções citadas antes. Caso você queira testar se sua senha é mesmo complexa e segura, importante testar o Yet Another Password Meter, neste link: http://www.yetanotherpasswordmeter.com/. Embora em testes o site dá uma noção ao usuário, ao digitar a senha escolhida, se ela é segura e qual a avaliação sobre ela.

Vamos dizer que você já tenha criado uma senha, mesmo de oito dígitos, complexa e segura e você necessita gravá-la na memória e não consegue, pois já grava a senha de 10 e-mails, 5 sites de comércio eletrônico, cadastro de jornais etc.

Uma boa dica é o Keepass (link para o tutorial abaixo), que faz parta do pacote standard do PortableApps (conjunto de aplicativos para o pen drive), onde você cria uma senha mestra e cadastra as demais. Alguns antivírus, como o McAfee também vêem com essa possibilidade. É uma boa maneira. Caso você não se adapte, podes usar o que tem disponível na web, porém terás de guardar outras informações.
 
 
Já na web, veja a facilidade do Password Chart, que cria uma senha complexa e o funcionamento é simples: você insere uma frase qualquer no primeiro campo, descrito como “Enter a phrase to create the password chart”. Esta frase, definida por você, irá montar uma matriz que será a base para formação da senha, e também para você guardar e saber depois qual é a senha; seguindo, no campo “Enter a password to convert using the chart” você vai inserir a palavra que será convertida em senha, conforme imagem a seguir:


Veja que coloquei a palavra complexa e o site gerou a senha #77rbh+8RjcE3k@. Repare também que esta senha está associada a letras da palavra senha presentes na matriz ao lado (Como crio uma senha segura?).

Como realizei acima, tem como deixar a senha mais complexas, através das opções "include numbers?" (incluir números), que usei no exemplo e "include ponctuation?" (incluir pontuação).

Por isso, o bom do Password Chart é que se você esquecer a senha pode voltar ao site, reescrever a frase e a palavra que deu origem a ela. Selecionando as mesmas opções que selecionou da primeira vez, a senha será recuperada!

Caso você queira apenas um site para gerar uma senha forte e segura, a opção é o Good Password (neste link http://www.goodpassword.com/).

Leia mais sobre senhas seguras em:


Olhar Digital (texto e vídeo): Melhore suas senhas

-----------------------------------------------------------------------------

[post original]:


Voltando à ativa antes do final do ano e depois de várias considerações e acompanhamentos sobre os casos de phishing scam (PS) comuns à época do ano e às situações de negação de serviço (como é o caso da Amazon e da Wal-Mart, clique aqui para ver a notícia), pondero que é importante escrever sobre outro assunto: como lembrar de senhas?

Inicialmente, há que se referir que senhas complexas são fundamentais para segurança nos e-mails e arquivos. Usar softwares de criptografia (como True Crypt, Kruptos e  Toucan, por exemplo) também é importante e ajuda na segurança. Mas, de nada adianta se você não consegue guardar a sua senha complexa, não é??!!??

Uma senha complexa contém números, letras em caixa baixa e alta, além de caracteres especiais ou teclas unicode (ex.: *&#). Vamos dizer que você já tenha criado uma senha, mesmo de oito dígitos, complexa e segura e você necessita gravá-la na memória e não consegue, pois já grava a senha de 10 e-mails, 5 sites de comércio eletrônico, cadastro de jornais etc.

Uma boa dica é o Keepass, que faz parta do pacote standard do PortableApps (conjunto de aplicativos para o pen drive), onde você cria uma senha mestra e cadastra as demais. Alguns antivírus, como o McAfee também vêem com essa possibilidade. É uma boa maneira. Caso você não se adapte, podes usar o que tem disponível na web, porém terás de guardar outras informações.




Veja a facilidade do Password Chart, que cria uma senha complexa e o funcionamento é simples: você insere uma frase qualquer no primeiro campo, descrito como “Enter a phrase to create the password chart”. Esta frase, definida por você, irá montar uma matriz que será a base para formação da senha, e também para você guardar e saber depois qual é a senha; seguindo, no campo “Enter a password to convert using the chart” você vai inserir a palavra que será convertida em senha, conforme imagem a seguir:


Veja que coloquei a palavra complexa e o site gerou a senha #77rbh+8RjcE3k@. Repare também que esta senha está associada a letras da palavra senha presentes na matriz ao lado (Como crio uma senha segura?).

Como realizei acima, tem como deixar a senha mais complexas, através das opções "include numbers?" (incluir números), que usei no exemplo e "include ponctuation?" (incluir pontuação).

Por isso, o bom do Password Chart é que se você esquecer a senha pode voltar ao site, reescrever a frase e a palavra que deu origem a ela. Selecionando as mesmas opções que selecionou da primeira vez, a senha será recuperada!

Bom, por hoje é só. Espero que gostem e comentem!! Abraço a todos.
 

Comentários

SS disse…
Olá Emerson, excelentes dicas.

Um adendo - como hoje os ataques com hashes pré-calculados (rainbowtables) são rápidos e acessíveis, mais vale uma senha grande e de qualidade média (de 15 a 20 caracteres) - exemplo: '+de15_caracter3s' que uma pequena e complexa, como por exemplo '8RjcE3k@'.

Feliz 2010 e parabéns pela qualidade dos posts.

Sandro Süffert
http://blog.suffert.com
emersonwendt disse…
Sandro,

Valeu pelo comentário. Certamente, quanto maior e mais complexa mais seguro o iternauta estará. Tenho acompanhado também o teu blog (http://blog.suffert.com) e está de excelente qualidade, irreparável. Feliz 2010 para você também!
Harley Coqueiro disse…
Gostei muito do post e do blog. Parabéns!
José Márcio disse…
Prezado Emerson, a questão das senhas é um tema que sempre causa celeumas nos usuários. Muito pertinente o seu artigo e altamente recomendável.
Anônimo disse…
Perfeito o post Emerson!
Vlw mesmo
Olá Emreson!
Utilizo um aplicativo chamado MaxPasswords para gerar senhas aleatórias. Este é bem útil na criação de senhas iniciais para usuários em uma rede Windows.

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Como ter acessso aos livros de Emerson Wendt?

Resolvi fazer esta postagem em virtude dos questionamentos em como adquirir os livros que escrevi/organizei/participei com colegas e amigos do RS e outros Estados, além de autores fora do Brasil. Assim, lá vai, inclusive os que estão para download: Livro, em recurso eletrônico (eBook), publicado em 2011 em parceria com a Editora Delpos. Avalia os aspectos sobre a (in)segurança virtual no Brasil, desde o contexto da guerra cibernética, o cibercrime e os incidentes na Internet e como eles são/deveriam ser avaliados sob a ótica da atividade de inteligência. Link para download: Academia.edu . 2ª Edição do livro Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação (escrito em parceria com o Dr. Higor Jorge) : - Esgotado!! - eBook: a editora Brasport disponibilizou a aquisição do livro em formato eBook, o que pode ser feito neste link  (1ª Edição) ou neste link (2ª Edição). O preço é mais atraente, pois fica pela metade do valor do livro impresso. 1ª Edição do liv

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Sul :