Pular para o conteúdo principal

Software de análise nas redes sociais. Espionagem??

Sorria, você é espionado
O Social Network Analysis é um dos muitos softwares usados por empresas para vasculharem a rede para criar perfis de comportamento de usuários (inclusive de você)

Por RITA lOIOLA - Revista Galileu


 
Sua vida virtual é vigiada. Eles sabem seu endereço, o nome da sua mãe, quanto você gasta em compras, quem são seus vizinhos e até quanto tempo você passa no telefone. “Eles” são sua seguradora, seu supermercado, sua companhia de celular e qualquer outra empresa que trabalhe com dados que viajam pelo espaço. Afinal, como um cartão de crédito sem tarifas chega sozinho na porta da sua casa? “Todo mundo é monitorado”, diz Rui Bueno, especialista em inteligência de negócios do SAS, multinacional de inteligência analítica. “A questão é que nem todas as informações disponíveis são interessantes e as legislações nacionais às vezes proíbem certas ações. Mas qualquer informação virtual pode ser rastreada.”
 
Outro problema para seus dados serem usados é que, simplesmente, eles são muitos. Selecionar o que é importante virou tarefa para empresas com especializadas em análise de dados, com sistemas refinados de pesquisa. O último dos programas para decompor a vida virtual dos indivíduos foi lançado em meados desse ano pela SAS. Chama Análise de Redes Sociais (Social Network Analysis) e seu princípio é a premissa matemática clássica de que todas as pessoas estão interligadas, mas afastadas por apenas seis graus. A análise das informações é feita filtrando as pessoas em grupos por afinidades. Pode ser endereço, preferências, idade, telefone, sites que visita.
 
Com essas informações, são identificados os papéis sociais de cada um no conjunto, como líderes e seguidores. “O modelo matemático que criamos mede o grau de influência de uma pessoa para outra”, afirma Rui. “A ideia é mapear o perfil, principalmente do líder desses grupos virtuais, detectar os padrões e prever comportamentos.” Assim se, por acaso, o seu perfil bate com o de uma pessoa, digamos, que enrola a seguradora do carro, você vai ser olhado de outra forma pelo seu corretor de seguros – mesmo que você seja honestíssimo. “As pessoas são moldadas por suas relações, e o sistema apenas transforma isso em matemática”, diz Rui.
 
Mas e se fosse possível apagar alguns desses dados, como o proposto pelo empresa Tele2, da Suécia? Em maio, os proprietários de um dos maiores provedores de serviços para internet do país decidiram apagar a identificação dos clientes. A polícia não gostou e abriu-se um amplo debate sobre privacidade na internet. Há alguns anos, programas como o Browzar ajudam a apagar os rastros da internet – ou pelo menos do computador, dificultando a ação de invasores virtuais. Mas isso ainda não impede que dados bancários ou aquele CPF necessário em qualquer atendimento telefônico vagueiem por aí.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Como ter acessso aos livros de Emerson Wendt?

Resolvi fazer esta postagem em virtude dos questionamentos em como adquirir os livros que escrevi/organizei/participei com colegas e amigos do RS e outros Estados, além de autores fora do Brasil. Assim, lá vai, inclusive os que estão para download: Livro, em recurso eletrônico (eBook), publicado em 2011 em parceria com a Editora Delpos. Avalia os aspectos sobre a (in)segurança virtual no Brasil, desde o contexto da guerra cibernética, o cibercrime e os incidentes na Internet e como eles são/deveriam ser avaliados sob a ótica da atividade de inteligência. Link para download: Academia.edu . 2ª Edição do livro Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação (escrito em parceria com o Dr. Higor Jorge) : - Esgotado!! - eBook: a editora Brasport disponibilizou a aquisição do livro em formato eBook, o que pode ser feito neste link  (1ª Edição) ou neste link (2ª Edição). O preço é mais atraente, pois fica pela metade do valor do livro impresso. 1ª Edição do liv

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Sul :