Pular para o conteúdo principal

Notícia: 'Espiãs virtuais', redes sociais deduram até namoros enrolados


Orkut e Facebook divulgam atualizações para toda rede de contatos.
Saiba como configurar perfil para só revelar as informações que deseja.


Desde o surgimento das redes sociais, muitos internautas passaram a usar esses sites para acompanhar as novidades sobre a vida de amigos, parentes e conhecidos. Com o surgimento de novas funções no Orkut e popularização no Facebook, essas atualizações se tornaram automáticas (desde que os perfis estejam configurados para isso) e surpreenderam muitos usuários. Tanto os que recebem as notícias quanto aqueles que a disparam para toda sua lista de contatos e só depois se dão conta da repercussão da novidade.

No Facebook, que vem se tornando cada vez mais popular entre os brasileiros, todos os contatos podem ser informados em suas próprias páginas sobre o novo relacionamento de um internauta (esses dados são exibidos ao lado direito da página, na seção “destaques”). As alternativas vão de “solteiro” a “viúvo”, passando por “casado”, “em um noivado”, “em um relacionamento sério”, “amizade-colorida” e até “em um relacionamento enrolado”.

Se não fizer qualquer opção de privacidade, um “solteiro” que embarca em uma “amizade-colorida” pode ser bombardeado pelas perguntas de todos aqueles que receberam a atualização em seus perfis. O mesmo provavelmente acontecerá com a internauta que sai de “em um noivado” e vai para “solteiro”, se seu perfil está configurado para espalhar a notícia entre os contatos.

Indisponivel/Indisponivel

Internauta pode escolher quem terá acesso a que tipo de informação divulgada no Facebook. (Foto: Reprodução G1)

Para escolher quem terá acesso a que tipo de informação nessa rede social, o usuário deve clicar em “configurações” e no ícone “configurações de privacidade”. Nessa página, é possível selecionar quem verá as informações do perfil e também quais atividades recentes poderão ser mostradas nas páginas iniciais dos amigos.

Orkut

O Orkut, o site de relacionamentos mais popular entre os brasileiros, também divulga para a rede de contatos as atualizações feitas por um usuário. Se a informação estiver ligada ao coração, o internauta pode optar entre “solteiro”, “casado”, “namorando”, “relacionamento aberto” e “casamento liberal”.

Se o internauta quiser reforçar sua privacidade no site, ele deve clicar em “configurações” e “privacidade”. Essa aba possibilita, entre outras alternativas, que o usuário oculte todas as suas atualizações de fotos, vídeos, depoimentos, novas amizades e alterações de perfil para os amigos.

Foto: Reprodução

No Orkut, usuário pode ocultar dos amigos todas as atualizações feitas em seu perfil. (Foto: Reprodução G1)

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Controlar ou não os que os filhos vêem e fazem na web?

Essa pergunta sempre me é feita por alguma pessoa durante os cursos e palestras que ministro. E a resposta que dou é sim, temos de controlar, mesmo que moderadamente, o que os filhos estão fazendo virtualmente. Conforme divulgado pela INFO , já em 2004 a preocupação com o assunto era grande, pois “ crianças e adolescentes brasileiros entre 10 e 14 anos acessam a internet em casa e não são controlados ou censurados pelos pais ”. Na pesquisa, realizada pela Módulo Education Center em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, chegou-se ao dado preocupante de que 50% dos pais não sabiam o que os filhos faziam na internet. Se a preocupação já era grande 5/6 anos atrás, quando não havia a frede das redes de relacionamento social como Orkut, Sonico, Facebook etc. e dos blogs ou microblogs, imaginem agora com tudo isso. E mais: as crianças, com 3, 4, 5, 6, …, 9 anos já estão usando, compulsivamente, a web e os sites de relacionamento. Mas nada está perdido! Felizmente j...

Crimes virtuais: como proceder??

Nos finais de ano ou próximo às festividades mais importantes, há sempre um número recorde de textos e postagens, em sites e blogs de segurança na web, orientando os usuários da internet em como fazer compras de maneira segura e com o mínimo de riscos, o que é muito positivo. Porém, não tem como não fazer algumas considerações a respeito daqueles que, a despeito de todas as orientações, por algum motivo ou outro, acabam sendo vítimas de crimes virtuais , principalmente as fraudes eletrônicas, seja com a subtração de valores de contas bancárias, seja com utilização de cartões de crédito e/ou débito. Percebe-se que o usuário-vítima, em primeiro momento, procura recompor sua perda financeira diretamente na instituição bancária, o que é de todo compreensível. Quem fica satisfeito em sofrer prejuízo econômico e não vai atrás daquilo que lhe tiraram? No entanto, a sugestão importante , até para que a polícia possa ter o conhecimento real sobre esse tipo de crime, é de que a pess...