Pular para o conteúdo principal

Cuidado: novo phishing scam usando a morte de Michael Jackson

Mais uma para cuidar ao abrir seus e-mails:

Não tinham passado 24 horas da morte de Michael Jackson, hackers começaram a disparar códigos maliciosos em spams que supostamente teriam links para vídeos e fotos inéditas do cantor. O alerta foi feito na nesta sexta-feira (26), pela rede ThreatSeeker do Websense Security Labs, companhia especializada em segurança de web, e-mail e informação.

A ameaça chega por e-mail, com uma mensagem convidando o destinatário, por meio de um link malicioso, para assistir a um vídeo no site de compartilhamento de vídeos YouTube. Em vez do vídeo, no entanto, o computador do usuário recebe um trojan, hospedado em um site comprometido pelos golpistas. A técnica de engenharia social utiliza a curiosidade do público com fato recente, o chamado efeito exposição (usar fatos atualíssimos para aguçar a curiosidade e/ou simpatia do internauta).

Com o nome de "Michael.Jackson.videos.scr" (MD5: 664cb28ef710e35dc5b7539eb633abca), o arquivo encontra-se hospedado em um site legítimo de uma rádio australiana. Mas ao executar esse arquivo, uma página de um site brasileiro é aberta pelo navegador com a finalidade de distrair o usuário. Esse golpe específico tem origem no Brasil - não é coincidência ter utilizado o nome de arquivo "fotos.exe" - e os componentes usados pela praga já foram empregados em outros vírus de fraudes brasileiras. A informação é do especialista Altieres Rohr, do site Linha Defensiva.

Simultaneamente, mais informações são roubadas e três componentes são baixados e instalados pelo malware. Um dos arquivos baixados é denominado de “Michael.gif”, e possui baixa taxa de detecção por meio dos antivírus, destaca o Websense.

O malware, então, instala o arquivo Dynamic.dll, que é um plugin malicioso para o Internet Explorer. Outro componente faz o sistema executar automaticamente os arquivos "kproces.exe" e "fotos.exe" durante a inicialização do computador. O dynamic.dll fica na pasta Windows, enquanto os outros são instalados na pasta System32. Fonte: G1.com.br

Para remover a praga vocês podem utilizar um aplicativo desenvolvido pelo especialista Altieres Rohr - um BankerFix, contante do seguinte link, basta clicar. Voltarei a falar do BankerFix em próxima postagem.

Mantenham-se seguros e bom domingo. Emerson

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Como ter acessso aos livros de Emerson Wendt?

Resolvi fazer esta postagem em virtude dos questionamentos em como adquirir os livros que escrevi/organizei/participei com colegas e amigos do RS e outros Estados, além de autores fora do Brasil. Assim, lá vai, inclusive os que estão para download: Livro, em recurso eletrônico (eBook), publicado em 2011 em parceria com a Editora Delpos. Avalia os aspectos sobre a (in)segurança virtual no Brasil, desde o contexto da guerra cibernética, o cibercrime e os incidentes na Internet e como eles são/deveriam ser avaliados sob a ótica da atividade de inteligência. Link para download: Academia.edu . 2ª Edição do livro Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação (escrito em parceria com o Dr. Higor Jorge) : - Esgotado!! - eBook: a editora Brasport disponibilizou a aquisição do livro em formato eBook, o que pode ser feito neste link  (1ª Edição) ou neste link (2ª Edição). O preço é mais atraente, pois fica pela metade do valor do livro impresso. 1ª Edição do liv

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Sul :