Pular para o conteúdo principal

Envenenamento de DNS da NET desvia usuários


Os ataques estão se tornando mais seguidos e costumeiros. O importante é ter cuidado na rede. Veja essa notícia do G1.com.br:


Os servidores de DNS (Domain Name System, Sistema de Nomes de Domínio) do provedor de internet NET Virtua sofreram esta semana um ataque conhecido como “envenenamento de cache” que redirecionou os usuários do provedor a um site clonado do Bradesco, operado por criminosos. O problema, já resolvido, foi confirmado pela NET em nota à imprensa, na qual o provedor informa que apenas 1% da base de clientes foi atingida.

Além do banco, AdSense foi redirecionado para applet Java que, se autorizado a executar, instalava um cavalo de troia (Foto: Reprodução do G1)

O site do Bradesco para o qual o ataque redirecionava tinha o intuito de roubar as senhas de acesso dos internautas. Além das informações normalmente solicitadas pelo banco, a página operada pelos criminosos tentava obter outros dados normalmente não solicitados, como o CPF do correntista.

O DNS é o sistema responsável por fazer a resolução ou “traduzir” os endereços de internet, como www.globo.com, em endereços IP nos quais os computadores podem realizar uma conexão. Com o ataque, os criminosos conseguiram inserir uma “tradução falsa” para o site do Bradesco no DNS do Virtua.

Para que o serviço de DNS não seja sobrecarregado, ele utiliza um recurso de memória temporária, conhecida como cache no jargão técnico. Durante a validade do cache, o servidor de DNS não tentará refazer a “tradução”. Em vez disso, ele reutilizará a “tradução” feita anteriormente, poupando trabalho e acelerando a navegação dos internautas.

Por outro lado, depois que uma tradução falsa no DNS foi plantada com sucesso, ela permanecerá ativa enquanto o cache estiver válido, o que pode variar de algumas horas para até dois dias. Por esse motivo, o ataque é conhecido como envenenamento de cache.

O Virtua estaria sendo alvo desses ataques, pelo menos, desde o dia 4 de abril. Relatos existentes na internet sugerem que o endereço do serviço de anúncios do Google, o AdSense, teria sido envenenado para distribuir um cavalo de troia do tipo “Banker”, típico ladrão de informações financeiras usado no Brasil.

O envenenamento de cache é um dos ataques mais sofisticados. São difíceis de serem evitados, nem sempre podem ser percebidos e são altamente eficazes, embora nem sempre sejam facilmente realizados.

O 'cadeado' do SSL (Secure Sockets Layer) foi criado para permitir a identificação do site legítimo no caso de redirecionamento (Foto: Reprodução do G1)

O famoso “cadeado de segurança” exibido nos navegadores web foi criado para contornar esse tipo de problema, porém muitas instituições não protegem a página principal com o cadeado, o que significa que os clientes só poderão saber se estão no site oficial depois de acessarem o internet banking. Muitas vezes, isso se é possível depois que a agência e a conta já foram informadas.

Uma solução mais recente para o problema é o DNSSEC. Ele já é usado no Brasil em endereços terminados em “b.br”. Se o DNSSEC estiver funcionando corretamente, um site “b.br” não poderia ser redirecionado. Ele ainda não é largamente utilizado devido a algumas complicações em sua configuração e a necessidade de cooperação entre os provedores e as instituições.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Como ter acessso aos livros de Emerson Wendt?

Resolvi fazer esta postagem em virtude dos questionamentos em como adquirir os livros que escrevi/organizei/participei com colegas e amigos do RS e outros Estados, além de autores fora do Brasil. Assim, lá vai, inclusive os que estão para download: Livro, em recurso eletrônico (eBook), publicado em 2011 em parceria com a Editora Delpos. Avalia os aspectos sobre a (in)segurança virtual no Brasil, desde o contexto da guerra cibernética, o cibercrime e os incidentes na Internet e como eles são/deveriam ser avaliados sob a ótica da atividade de inteligência. Link para download: Academia.edu . 2ª Edição do livro Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação (escrito em parceria com o Dr. Higor Jorge) : - Esgotado!! - eBook: a editora Brasport disponibilizou a aquisição do livro em formato eBook, o que pode ser feito neste link  (1ª Edição) ou neste link (2ª Edição). O preço é mais atraente, pois fica pela metade do valor do livro impresso. 1ª Edição do liv

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Sul :