Pular para o conteúdo principal

Esquema de Pedofilia Envolveu 40 Crianças, Diz Juíza de Catanduva (Sp)

A suspeita de que cerca de 40 crianças tenham sido vítimas de pedofilia em Catanduva (385 km de SP) levou uma juíza da cidade a instaurar procedimento para ouvir as famílias e chegar aos suspeitos. Inquérito concluído pela Polícia Civil na última semana resultou em ação penal na 1ª Vara Criminal de Catanduva. Um homem de 46 anos foi preso.

Entretanto, de acordo com a juíza da Infância e Juventude de Catanduva, Sueli Juarez Alonso, há suspeitas de que mais pessoas estejam envolvidas nos crimes, e que o número de vítimas, entre cinco e dez anos, seja bem superior ao que apurou a polícia. O inquérito apontou haver dez vítimas. Segundo ela, há ao menos 40.

Em 2004, a mesma juíza condenou, em primeira instância, vereadores, empresários e um servidor envolvidos com aliciamento e prostituição de adolescentes em Porto Ferreira (SP). Desde a última semana, Alonso começou a ouvir familiares das supostas vítimas. Os depoimentos estão sendo encaminhados à 1ª Vara Criminal, que já determinou a abertura de um novo inquérito.

De acordo com os relatos, as crianças eram aliciadas ou raptadas nos arredores de escolas em bairros pobres da cidade. Ela suspeita que até cinco pessoas, ligadas entre si mas que não necessariamente atuam ao mesmo tempo, estejam envolvidas nos crimes.

Os relatos, segundo Alonso, indicam que uma camionete S10, preta e de cabine dupla, era usada no esquema. Ao menos uma das crianças relatou ter sido levada pelo veículo para uma casa de classe média alta --o que, segundo a juíza da Infância, não consta do inquérito.

O caso passou a ser investigado após o diretor de uma escola estranhar o comportamento e rendimento apresentados por alguns alunos em sala de aula --um menino entrou em estado de choque na última semana. A Polícia Civil investiga o caso desde o ano passado.

"Recebi informações de várias mães que o inquérito não apurou o que estava acontecendo. As mães estavam ameaçadas, e não tiveram coragem de levar o caso à polícia. A situação é muito séria", disse a juíza, que designou uma equipe do fórum para acompanhar as crianças. Elas devem ser encaminhadas para tratamento psicológico.

Ainda de acordo com a juíza, fotos foram tiradas das crianças, mas ainda não é possível dizer se as imagens eram colocadas na internet.

Procurada, a Secretaria da Segurança Pública confirmou a abertura, nesta terça-feira, de um novo inquérito e afirmou que, se houve participação de outras pessoas, isso será investigado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Como ter acessso aos livros de Emerson Wendt?

Resolvi fazer esta postagem em virtude dos questionamentos em como adquirir os livros que escrevi/organizei/participei com colegas e amigos do RS e outros Estados, além de autores fora do Brasil. Assim, lá vai, inclusive os que estão para download: Livro, em recurso eletrônico (eBook), publicado em 2011 em parceria com a Editora Delpos. Avalia os aspectos sobre a (in)segurança virtual no Brasil, desde o contexto da guerra cibernética, o cibercrime e os incidentes na Internet e como eles são/deveriam ser avaliados sob a ótica da atividade de inteligência. Link para download: Academia.edu . 2ª Edição do livro Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação (escrito em parceria com o Dr. Higor Jorge) : - Esgotado!! - eBook: a editora Brasport disponibilizou a aquisição do livro em formato eBook, o que pode ser feito neste link  (1ª Edição) ou neste link (2ª Edição). O preço é mais atraente, pois fica pela metade do valor do livro impresso. 1ª Edição do liv

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Sul :